Agenda | Literatura

Martha Medeiros analisa a obra de Caio Fernando Abreu no Letra em Cena

Change Size Text
Martha Medeiros analisa a obra de Caio Fernando Abreu no Letra em Cena Foto: Revista Versar/Divulgação

Nesta terça-feira (11/5), às 20h, a obra do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu será analisada pela escritora e cronista Martha Medeiros, no programa literário Letra em Cena on-line. O jornalista e curador do programa do Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte (MG), José Eduardo Gonçalves também participa da conversa. 

O bate-papo terá transmissão pelo canal oficial do Minas no YouTube. A leitura de trechos de textos de Caio Fernando Abreu será feita pelo ator Odilon Esteves.

Perseguido pela ditadura, Caio Fernando Abreu se exilou na Europa, em 1973, onde viveu de forma intensa a contracultura, o que, segundo Martha Medeiros, teve impacto na obra do autor. “Tudo que um escritor vive influencia sua obra. Caio morou em comunidades, passou longa temporada em Londres, participou do movimento flower power e viveu o ‘sexo, drogas & rock´n´roll’ com intensidade. Ele mergulha nas emoções dando a elas um cenário de filme noir ou de videoclipe”, diz Martha.

Traços marcantes na obra do escritor gaúcho são o tom confessional e a sinceridade. Ele contou para o público sobre ser portador do vírus HIV, por meio de uma série de crônicas publicadas no jornal Estado de São Paulo. “É um desdobramento natural de quem nunca ocultou suas emoções mais íntimas e preferiu não romper o ciclo de sua obra confessional”, atesta Martha Medeiros. “É preciso lembrar que a AIDS era algo muito novo na época [anos 1990] e apavorante, pois fatal. A doença consumia fisicamente os portadores do vírus, esconder sua condição seria patético e covarde. Havendo o mínimo de coragem (e Caio era um bravo), assumir a doença era o caminho digno a tomar”, destaca a convidada do Letra em Cena on-line.    

Serviço

Letra em Cena on-line. Como ler Caio Fernando Abreu
Data: terça-feira (11/5)
Horário: 20h
Transmissão: canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube

terça-feira, 11 a 11 de maio de 2021 | 20h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?