Agenda | Fotografia | Notas

Museu da UFRGS abre exposição ao ar livre em homenagem ao Mestre Churrasco

Change Size Text
Museu da UFRGS abre exposição ao ar livre em homenagem ao Mestre Churrasco Foto: Marco Poglia

O Museu da UFRGS realiza nesta segunda-feira (29/1), às 18h, a abertura da exposição ChurrasFotoBau – Fotobiografia de um Mestre de Capoeira. A mostra apresenta um conjunto de imagens que revelam a longa trajetória de Jean Batista Cleber Teixeira dos Santos, mais conhecido como Mestre Churrasco, artista múltiplo e singular. 

A exposição irá ocorrer ao ar livre, no pátio do Campus Centro da UFRGS, e contará com a presença do Mestre Churrasco. A curadoria é de Ana Lúcia Liberato Tettamanzy, Marco Antonio Saretta Poglia e equipe do Museu da UFRGS. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h10min, até o final de abril.

A ideia da exposição Churrasfotobau – Fotobiografia de um mestre de capoeira surgiu em 2018, a partir do desejo manifestado por Mestre Churrasco, durante a sua participação na disciplina Encontro de Saberes, de revelar um conjunto de negativos fotográficos guardados há muitos anos, contendo registros raros da sua trajetória.

A demanda foi atendida pelo Museu da UFRGS e a qualidade logo conduziu ao desejo de levá-lo ao público. Assim, foram acrescentadas outras fotografias do seu acervo pessoal e produções mais recentes, realizadas por meio digital, dando início aos trabalhos no ano seguinte. Após interrupção devido à pandemia, o projeto foi retomado em 2023 através de uma curadoria colaborativa guiada pelo percurso memorialístico do Mestre, que acompanhava os registros visuais de narrativas.

segunda-feira, 29 de abril de 2024 | 18h00

Museu da UFRGS - Pátio do Campus Centro da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277 - Farroupilha, Porto Alegre)

Entrada franca

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?