Agenda | Evento | Notas

Museu de História Julio de Castilhos celebra cultura dos povos originários em abril

Change Size Text
Museu de História Julio de Castilhos celebra cultura dos povos originários em abril Foto: Guilherme Brandalise

O Museu de História Julio de Castilhos (MHJC) celebra o Dia dos Povos Indígenas, comemorado nacionalmente em 19 de abril, com diversas atividades ao longo do mês para diferentes públicos. Seminários, rodas de conversa e apresentações com a participação de convidados Kaingang, Mbyá-Guarani e Laklãnõ/Xokleng, além de atividades educativas e uma vivência na comunidade Yvy Poty fazem parte da programação. Todas as atividades no Museu são gratuitas, com exceção da vivência na aldeia, que possui um custo que inclui contribuição à comunidade e transporte de ida e volta. 

Programação

Quinta-feira, 04/04 às 18h30
Missões Guarani: Cinema e Pesquisa
Exibição de trecho do filme Duas Aldeias Uma Caminhada, produzido pelos indígenas Ariel Ortega e Jorge Morinico, e seminário sobre pesquisas situadas no período missioneiro. Convidados: Eduardo Neumann, professor e pesquisador de História na UFRGS, e Laura Oeste, doutoranda em História pela UFRGS e pesquisadora do tema mulheres indígenas no período colonial

Sábado, 06/04 às 15h
Mulheres indígenas no Museu
Roda de conversa sobre as lutas das mulheres indígenas no Rio Grande do Sul e no Brasil. Convidadas: Iracema Gah Té Nascimento (Kaingang, cacica da Aldeia Gah Ré em Porto Alegre) e Angélica Domingos (Kaingang, mestranda em Política Social e Serviço Social pela UFRGS)

Quarta-feira, 10/04 às 18h30
Juventude Indígena: na exposição Memória e Resistência
Mediação especial da exposição Caminhos Indígenas no Século XX e XXI, roda de conversa sobre saúde mental da juventude indígena e apresentação de música indígena contemporânea. Convidados: Lino Nunc-Nfôonro (Xokleng, mestrando em Antropologia Social pela UFRJ), Goj Tej (Kaingang, artista) e Gabrieli Sales (Kaingang, graduanda em Psicologia na UFRGS)

Quarta-feira, 17/04 às 18h30
História Indígena e Arqueologia
Seminário sobre pesquisas e perspectivas atuais da história antiga e arqueologia dos povos originários do Sul do Brasil. Convidados: Silvia Copé (Arqueóloga e professora de História da UFRGS), Antônio Soares (Arqueólogo e servidor no Museu Arqueológico do RS) e Laércio Karaí (Mbyá-Guarani e historiador)

Sábado, dia 20/04, 9h às 17h
Vivência na aldeia Guarani Yvy Poty (Barra do Ribeiro-RS)
Visita à aldeia Yvy Poty, em Barra do Ribeiro. Inclui trilha, conversa com cacique e professor, apresentação do coral de crianças e visita à escola indígena. Haverá venda de artesanato e lanche coletivo organizado pelos participantes. Atividade promovida pela Associação de Amigos do Museu Julio de Castilhos (AJUC). Inscrição pelo formulário on-line no link

Sábado, dia 27/04, das 10h às 16h
Atividades educativas na exposição Memória e Resistência para público infantojuvenil

quinta-feira, 04 a 27 de abril de 2024

Museu de História Julio de Castilhos (R. Duque de Caxias, 1205)

Gratuito

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?