Agenda | Artes Visuais | Música | Notas

Museu do Trabalho abre exposição “Os Replicantes 1984/2024”, que retrata os 40 anos da banda

Change Size Text
Museu do Trabalho abre exposição “Os Replicantes 1984/2024”, que retrata os 40 anos da banda Formação 2000. Foto: Marcelo Nunes

A história de uma das bandas mais importantes da cena punk rock nacional chega ao Museu do Trabalho com a exposição Os Replicantes 1984/2024. A abertura acontece dia 27 de março, às 19h, e a mostra permanece até 19 de maio, com um passeio imersivo e essencialmente musical em duas salas do Museu do Trabalho.

Na primeira, haverá capas de discos, fotografias, matérias de jornais, folders, cartazes e letras de músicas que estão em acervos pessoais da banda e de importantes fotógrafos que registraram essa trajetória, como Fernanda Chemale, Fabio Alt, Tonho Meira, Rochele Costi, Marcelo Nunes, Luciana Tomasi, Joice Giacomoni, entre outros fotógrafos que registraram a banda ao longo dessas décadas.

Foto: Tonho Meira

Na segunda sala, serão exibidos vídeos quase inéditos para os fãs e não disponíveis no YouTube. O visitante também encontrará material museográfico referente à banda, como objetos e documentos. A produção e curadoria é da jornalista Paola Oliveira.

Além da exposição, acontece também o show comemorativo com todos os integrantes no bar Opinião em 16 de maio, bem como a produção do documentário Seja punk mas não seja burro que está em campanha de financiamento coletivo.

Os Replicantes nasceram em maio de 1984 numa garagem do bairro Floresta, em Porto Alegre. Acharam que teriam vida curta, mas chegam aos 40 anos sem nunca terem parado de tocar. Sua formação atual, que dura quase 17 anos, conta com Julia Barth, Cleber Andrade, Heron Heinz e Claudio Heinz. Também fizeram parte da banda Carlos Gerbase, Wander Wildner, Luciana Tomasi e Ricardo Cordeiro King Jim.

Nessas quatro décadas, Os Replicantes produziram treze álbuns, mais de cem canções autorais e dezenas de videoclipes, como os clássicos Nicotina (um dos primeiros da história dos videoclipes brasileiros) e Surfista Calhorda. Estão em filmes em longa-metragem como Tolerância e O Cerro do Jarau, além da minissérie Carandiru, da Rede Globo.

Serviço

OS REPLICANTES – 1984/2024
Abertura dia 27 de março, quarta, às 19h
Visitação 28 de março a 19 de maio – Terça a sábado, das 13h30 às 17h30
Domingos e feriados, das 15h às 18h
Museu do Trabalho – Rua dos Andradas, 230. Porto Alegre
Entrada Franca

quarta-feira, 27 a 19 de maio de 2024

Museu do Trabalho - Rua dos Andradas, 230. Porto Alegre

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?