Agenda | Literatura | Notas

Nova livraria do Bom Fim será inaugurada com homenagem a Luiz Carlos Felizardo e pocket show

Change Size Text
Nova livraria do Bom Fim será inaugurada com homenagem a Luiz Carlos Felizardo e pocket show Projeto da livraria. Foto: Divulgação

Porto Alegre vai ganhar uma nova livraria de calçada. A Clareira, iniciativa do jornalista e escritor Flávio Ilha, abre suas portas na sexta-feira (1°/12), às 17h, na rua Henrique Dias, n° 111, no bairro Bom Fim. Para celebrar com o público, haverá uma homenagem a Luiz Carlos Felizardo e um pocket show com Nicola Spolidoro (guitarra) e Michel Dormann (piano), com clássicos do Jazz e da Bossa Nova.

Serão expostas 12 fotos inéditas da série Portugal da Pedra, de Luiz Carlos Felizardo. O ensaio foi feito em 2010, em Felgar, uma antiga freguesia portuguesa do município de Torre de Moncorvo, entre a face norte da Serra do Roboredo e o vale do Sabor.

Nascido em Porto Alegre, em 1949, Felizardo iniciou seus estudos nas áreas de música e arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1968. Trabalhou com programação visual e desenho industrial e, depois, com fotografia publicitária. Em 1976 abriu seu próprio estúdio, voltado para fotos do patrimônio histórico gaúcho.

“Gato no Sol” (2010). Foto: Luiz Carlos Felizardo

É autor dos livros O Relógio de Ver (2000) e IMAGO (2010), ambos reunindo artigos e ensaios sobre fotografia. Ao longo de sua carreira, vem recebendo diversos prêmios e homenagens. Especialista em fotos preto e branco, é reconhecido também pelo uso de profundidade de campo fornece e nitidez intensa em suas fotografias.

Com a proposta de ser um “espaço de descanso, relaxamento e encontro no concreto da cidade, como uma clareira na floresta”, a livraria terá foco em literatura contemporânea e destaque para a área da psicanálise, além de uma pequena área de usados.

A curadoria de Flávio Ilha – que já atuou como repórter e editor em diversos veículos da mídia impressa, escreveu, publicou e publica livros pela Diadorim, editora que fundou em 2016. “É um sonho antigo, naturalmente porque gosto muito de trabalhar com livros”, comenta. Ele estará à frente no dia a dia, trabalhando e recebendo os clientes.

sexta-feira, 01 a 01 de dezembro de 2023 | 17h00

Henrique Dias, 111 – Bom Fim

Entrada franca

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?