Agenda | Literatura

Obra “Retratos da Leitura no Brasil 5” é lançada em evento online

Change Size Text
Obra “Retratos da Leitura no Brasil 5” é lançada em evento online Capa de “Retratos da Leitura no Brasil 5”/Divulgação

Todos os dados, condensados e analisados, da mais completa pesquisa que avalia o comportamento leitor do brasileiro, estão no livro Retratos da Leitura do Brasil 5, que será lançado nesta segunda-feira (28/6), às 19h, pelo Instituto Pró-Livro, por meio de um bate-papo virtual. A transmissão do evento será feita através do canal do YouTube do Itaú Cultural, parceiro do IPL. 

No evento de lançamento, João Luis Ceccantini, Rita Jover-Faleiros e Rodrigo Lacerda, três dos 13 especialistas que têm suas análises no livro, participarão de uma roda de conversa sobre os desafios para formar e encantar leitores de literatura e os leitores que perdemos pelo caminho, com mediação de Zoara Failla, coordenadora da Pesquisa e Curadora da obra. José Ângelo Xavier, do Instituto Pró-Livro, Eduardo Saron, do Itaú Cultural e Marcos da Veiga Pereira, da Editora Sextante e do IPL, estarão no painel de abertura.

O que leva as pessoas a lerem um livro, o que efetivamente leem, quem são os incentivadores, o espaço que as edições digitais ganharam, o acesso ao livro e a importância das bibliotecas são alguns dos temas que ganham luz e detalhamento sob a ótica de diferentes abordagens acerca dos resultados da 5ª edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, em parceria com o Itaú Cultural e aplicada pelo Ibope Inteligência, em âmbito nacional entre o final de 2019 e início de 2020. São análises que chamam a atenção sobre os desafios que governo e sociedade têm pela frente, para a criação de um país leitor e crítico.

Sobre o livro

A obra Retratos da Leitura do Brasil 5 mostra um painel com diferentes interpretações sobre os resultados do estudo. Um convite à reflexão sobre os enormes desafios, para que o atual cenário seja melhorado. A obra traz subsídios para a ponderação do leitor interessado em conhecer o diagnóstico do comportamento leitor do brasileiro e a comparar os resultados na série histórica, desde 2011.  “Esperamos que essa ampla análise sobre os resultados da pesquisa subsidie estudos, oriente avaliações e a formulação de políticas públicas e ações do governo, sociedade civil e cadeia produtiva”, afirma Zoara Failla.

O livro conta com convidados muito especiais, que analisam minuciosamente o impacto das políticas públicas na última década. Eles promovem, também, reflexões sobre os caminhos a percorrer para que sejam registrados avanços efetivos no que se refere ao fomento e a melhoria dos indicadores de leitura.  

Segundo Zoara, os autores têm diferentes abordagens e inserções na área da leitura e do acesso ao livro, mas discorrem sobre os resultados da pesquisa sob uma mesma ótica, a de que a leitura é uma ferramenta de acesso irrestrito ao conhecimento humano, à ciência, à cultura, à capacidade de crítica e de leitura do mundo, essenciais para uma sociedade democrática e plural, e de que a literatura desperta a empatia pelo outro.A introdução da obra é feita por Zoara Failla, coordenadora da Pesquisa. Maria Rebeca Otero Gomes e Célio da Cunha, ambos da UNESCO, destacam a urgência para melhorar os indicadores de leitura, condição imprescindível para a construção do desenvolvimento social, humano e cultural sustentável de nossa sociedade.

segunda-feira, 28 a 28 de junho de 2021 | 16h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?