Agenda | Música

Orquestra Jovem do RS divulga concerto online

Change Size Text
Orquestra Jovem do RS divulga concerto online Foto: Isaias Mattos/Divulgação

Crianças e adolescentes da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul estavam a todo vapor nos ensaios para o concerto de encerramento da etapa final do projeto Evolução Sinfônica, criado para proporcionar oportunidades de formação musical no naipe de sopros e inserção social para jovens da região.

Com a chegada da pandemia e as medidas de distanciamento social, os planos mudaram. Essa adversidade, no entanto, não impediu que esses jovens deixassem de seguir seu sonho e finalizassem mais  um ciclo em suas vidas. Com os instrumentos em casa, a alternativa foi realizar um vídeo à distância, cada um em sua residência.

A produção audiovisual, que será lançada por meio de uma live nesta segunda (24/8), às 20h, no Facebook da Orquestra, conta a história da música por meio da evolução sinfônica, destacando os instrumentos de sopro introduzidos na história, bem como seus principais compositores e características.

Cada período é representado por uma música, ensaiada pelos jovens da orquestra. O objetivo é reproduzir o concerto que aconteceria presencialmente. O material, dirigido pelo diretor cinematográfico Rene Goya Filho, ficará disponível no Facebook e no canal do YouTube da Orquestra, podendo ser utilizado como ferramenta para o ensino da música. 

Com o patrocínio da Braskem, participam do projeto 22 crianças e jovens dos 10 aos 24 anos, de baixa renda, estudantes da rede escolar pública de Porto Alegre e da Grande Porto Alegre. Por meio desse patrocínio, o projeto conseguiu realizar a compra dos instrumentos de sopro, as oficinas de aprendizagem e as master classlives em que os professores explicam e demonstram os instrumentos.  

Telmo Jaconi, maestro da Orquestra, vê no modelo de trabalho digital novas oportunidades de aprendizado. “Atrair os alunos é um desafio. Por isso, nós, professores, procuramos conversar e trocar ideias para criarmos estudos e metodologias para que eles possam continuar a desenvolver a sua capacidade em seus respectivos instrumentos”. Além de Jaconi, fazem parte do projeto, outros seis professores que atendem os alunos individualmente ou em grupo.

segunda-feira, 24 de abril de 2024 | 20h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?