Agenda | Música

OSPA volta a se apresentar com a presença de público

Change Size Text
OSPA volta a se apresentar com a presença de público Catarina Domenici. Foto: Mauricio Paz/Divulgação

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) voltará a se apresentar com a presença de público na Casa da OSPA, neste sábado (5/6), às 17h. Para esta ocasião especial, a pianista convidada Catarina Domenici se junta à orquestra para interpretar obras de Dmitri Shostakovich e Franz Schubert, sob regência do diretor artístico e maestro Evandro Matté. Não haverá cobrança de ingresso, apenas a doação de 1kg de alimento perecível. A retirada de ingressos poderá ser feita no local, na sexta-feira (4/6), das 12h às 17h, e no sábado (5/6), das 9h até o horário do concerto.

Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o evento seguirá os seguintes protocolos de segurança: ocupação de 15% da capacidade da Casa da OSPA, distanciamento entre as poltronas, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada e disponibilização de álcool gel aos visitantes. 

Também será possível acompanhar o concerto de longe: a OSPA seguirá realizando a transmissão gratuita e ao vivo dos concertos todos os sábados, às 17h, pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa

O concerto terá regência do maestro Evandro Matté e, como solistas, a pianista convidada Catarina Domenici e o trompetista da OSPA Elieser Fernandes Ribeiro. A orquestra vai executar Concerto para piano nº 1 em dó menor, op. 35, o primeiro concerto do compositor russo Dmitri Shostakovich, um dos gênios da música do século XX. A obra estreou em 15 de outubro de 1933, com o próprio Shostakovich ao piano e a Orquestra Filarmônica de Leningrado sob a regência de Fritz Stiedri. 

Em seguida, a orquestra interpreta a Sinfonia nº 5 em si bemol maior, d. 485, de Franz Schubert. Apenas 31 anos de vida bastaram para o compositor austríaco cravar seu nome na história da música, com centenas de composições catalogadas em diferentes gêneros. Mas a fama veio depois da morte, impulsionada pela divulgação de nomes como Schumann e Brahms. Composta em 1816, a Sinfonia nº 5 teve sua primeira audição pública em Viena, a 17 de outubro de 1841, treze anos após a morte de Schubert.

sábado, 05 a 05 de junho de 2021 | 17h00

Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1.501 – Praia de Belas)

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?