Agenda | Cultura

Palestras virtuais encerram programação do “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana”

Change Size Text
Palestras virtuais encerram programação do “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana” Jorge Paulo Martins Silveira. Foto Felipe Janicsek/Divulgação

Quatro palestras virtuais encerram, na próxima quinta-feira (10/6), a programação do projeto Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana. As transmissões ocorrem pela página do Ponto de Cultura Coração de Tambor no Facebook. A iniciativa é da Associação Rota Afro-Açoriana por meio do Ponto de Cultura Coração de Tambor, em parceria com Pandorga Produtora Cultural, e financiada com recursos da Lei nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).

O pesquisador Ivo Ladislau, figura de destaque da arte popular, tanto no RS como nos Açores, apresenta o conceito de afro-açorianidade no contexto da Península, região localizada no Litoral Médio do Rio Grande do Sul, entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, da qual fazem parte as cidades de Mostardas e Tavares. Ivo Ladislau é um dos letristas mais premiados dos festivais no Rio Grande do Sul. Junto com Carlos Catuípe, projetou a música litorânea, com destaque ao maçambique. 

Em seu depoimento, a agente cultural Sandra Lopes da Silva, fala sobre a atuação da mulher quilombola e sua contribuição à sociedade. Comenta, ainda, sua participação no alto do ensaio do pagamento de promessa quicumbi e aborda o ofício das capelonas e suas rezas. Evidencia-se, também, o depoimento do quicumbi Madir Chaves da Silva, o Rei do Congo dos Teixeiras (família tradicional do Litoral Norte). Este personagem histórico detalha o ensaio de pagamento de promessa na tradição quicumbi. 

Por fim, a última palestra é proferida por Jorge Paulo Martins Silveira, comandante dos corredores da Cavalhada, de Tavares. Ele aborda a teatralidade deste grande evento folclórico, de tradição europeia, cuja encenação retrata a batalha entre mouros e cristãos. 

O projeto Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana é uma mostra audiovisual que coloca em evidência as manifestações artístico-culturais de origem afro-açoriana, características da Península, localizada no Litoral Médio do Rio Grande do Sul, entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, região da qual fazem parte as cidades de Mostardas e Tavares. 

Coração de Tambor é um Ponto de Cultura localizado em Tavares que tem como intenção manter viva a riquíssima cultura Quicumbi, manifestação única no RS e que há mais de 260 anos vem mantendo acesos seus ensaios de pagamentos de promessas. Também tem seu foco na valorização da cultura afro-açoriana praticada na Península.

quinta-feira, 10 a 10 de junho de 2021

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?