Agenda | Música | Notas

Pianístico 2020 apresenta espetáculos online e gratuitos

Change Size Text
Pianístico 2020 apresenta espetáculos online e gratuitos Foto: Armands Abols/Divulgação

Três apresentações exclusivas ao vivo – direto dos Estados Unidos, da Argentina e do Chile –, seis concertos e espetáculos realizados em Joinville, mas sem presença de público, transmitidos pelas redes sociais, e dois shows em sistema drive-in.

Para completar, dois workshops e um curso, oportunizando aos músicos locais o contato com mestres do instrumento, sem custos. É o Pianístico 2020, terceira edição do festival que pretende transformar Joinville em ponto de referência na cultura do piano.

A programação acontece de quinta (3/12) a domingo (6/12) e poderá ser acompanhada pelo YouTube ou pela página do evento no Facebook.

Idealizado em modelo misto, com parte aberta ao público, no teatro, seguindo as limitações vigentes para esse tipo de evento, o Pianístico irá se concentrar no digital – apenas o drive-in e as atividades de formação serão presenciais. A mudança, anunciada há poucos dias, deve-se ao aumento dos casos de coronavírus em Santa Catarina, nas últimas semanas.        

A abertura do festival será na quinta (3/12), às 20h, em noite dedicada à música brasileira e à magia de uma carreira de 49 anos de um memorável trio de músicos geniais. Tributo ao Zimbo Trio, com Amilton Godoy, fundador do grupo, traz alguns emblemas dessa inesquecível trajetória, como o primeiro arranjo do Zimbo feito para Garota de Ipanema e o hino brasileiro Aquarela do Brasil.

E, para relembrar os LPs do Trio com orquestra, uma faixa registra Johann Sebastian Bach. Durante a trajetória de 49 anos na ativa, o grupo gravou 51 discos, entre LPs, EPs e CDs, editados em 22 países.

Uma das principais atrações internacionais do festival, neste ano, é a pianista Mūza Rubackytė, da Lituânia, que faz seu concerto no sábado (5/12), às 21h.

Frequentemente convidada para os principais palcos mundiais, da França à Rússia, de Pequim a Tóquio, Mūza estudou piano no Tchaikovsky Conservatory, de Moscou, e já atuou com os mais renomados maestros. Também é regularmente convidada para membro de júri de importantes competições internacionais e tem discografia com mais de 30 títulos.

Para o concerto em Joinville, seu programa traz a Sonata em Mi Menor de Leopold Godowsky, em cinco movimentos, e duas peças de Frederic Chopin: Fantasia opus 49 e Sonata no 2 (Marcha Fúnebre).

Ainda entre os destaques da programação, chama atenção o talento precoce de Olívia Tebaldi, de Vitória (ES). A menina, de 9 anos, começou a estudar piano aos 4. Aos 6, já participava de concursos de piano, no Brasil e, mais recentemente, no exterior. Ela se apresenta no último dia do Pianístico, domingo (6/12), às 17h.  

Já o encerramento do festival traz, novamente, a riqueza do piano brasileiro, nas mãos de Cristovão Bastos, domingo (6/12), às 19h30min. Respeitado e admirado no cenário musical, este carioca nascido no bairro de Marechal Hermes, na cidade do Rio de Janeiro, completa 74 anos no dia da abertura do festival, com 50 de carreira.

Cristovão foi um dos fundadores da célebre Banda Black Rio, é conhecido por parcerias com nomes como Chico Buarque (na canção Todo o Sentimento), Aldir Blanc e Paulinho da Viola. Versão da música que compôs com o poeta Abel Silva, chamada Raio de Luz, foi gravada em 1999 pela norte-americana Barbra Streisand.       

Programação

Quinta (3/12)

20h – Amilton Godoy – Homenagem ao Zimbo Trio – Teatro Juarez Machado

Sexta (4/12)

9h – Carla Reis – Curso Piano Pérolas – Casa da Cultura

15h – Alon Goldstein (Israel) – live, de Salt LakeCity/EUA

17h – Alberto Heller – Teatro Juarez Machado

19h – Jeff Gardner Trio (EUA) – Shopping Mueller (estacionamento)

21h – Luciano Leães Trio – Shopping Mueller (estacionamento)

Sábado (5/12)

10h – Jeff Gardner – workshop “Harmonia da Música Popular” – Casa da Cultura

14h – Alberto Heller – workshop “Corpo – Energia – Movimento na Música” – Casa da Cultura

16h – Armands Abols – live, de Santiago/Chile

18h – Adrian Iaies y el Colegiales Trio – live, de Buenos Aires/Argentina

21h – Mūza Rubackyte (Lituânia)

Domingo (6/12)

11h – Fernando Leitzke (convidado especial: Oscar Bolão)

17h – Olívia Tebaldi

19h30min – Cristovão Bastos

Colegiales Trio. Foto: Lucas Cutaia/Divulgação

quinta-feira, 03 a 06 de dezembro de 2020 | 20h00 - 19h30

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?