Agenda | Artes Visuais | Cultura

Prêmio Açorianos de Artes Plásticas promove cerimônia de premiação

Change Size Text
Prêmio Açorianos de Artes Plásticas promove cerimônia de premiação Pedro Cassel. Foto: Luiza Padilha

A Coordenação de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura promove a cerimônia de premiação do XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, na segunda (4/11), às 19h, no Teatro Renascença. A solenidade será apresentada por Liliana Cardoso, ativista cultural, declamadora, radialista e mestre de cerimônias. A atração musical ficará a cargo do músico e compositor Pedro Cassel. A entrada é franca.

A edição premiará em 15 categorias os destaques da produção de 2022 que contribuíram para o fortalecimento do campo da cultura. Serão anunciados na cerimônia os prêmios especiais do júri e os prêmios concedidos por parcerias: Prêmio Jovem Curador(a), oferecido pela Aliança Francesa de Porto Alegre, com uma viagem (bilhetes de avião de ida e volta) para Paris, França e o Prêmio de Residência Artística no Ateliê de Gravura, ofertado pela Fundação Iberê.

Os premiados receberão troféu criado por Xico Stockinger. Será atribuído o Prêmio Aquisição, no valor de R$ 10 mil reais, para o(a) artista contemplado(a) na categoria Artista pela Trajetória nas artes. O Prêmio Aquisição contemplará a aquisição de 1 (uma) ou mais obras para o acervo artístico municipal do(a) artista selecionado(a).

No evento será divulgada a abertura da exposição do artista homenageado nesta edição, Luiz Carlos Felizardo, com curadoria de Marco Antonio Filho, na Pinacoteca Ruben Berta. A mostra retrospectiva Desenho: Fotografias de Luiz Carlos Felizardo busca apresentar a obra do fotógrafo porto-alegrense à luz daquela que é sua primeira referência estética: os desenhos do ilustrador francês Gustave Doré (1832-1883).

A Comissão de Seleção e de Premiação foi constituída por Anaurelino Corrêa de Barros Neto, Andréa Brächer, Daisy Viola, Mariane Rotter, Marilice Corona, Mitti Mendonça e Pedro Rubens Vargas.

segunda-feira, 04 de fevereiro de 2024 | 19h00

Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307 - Menino Deus)

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?