Agenda | Artes Visuais

“Presença Negra no MARGS” ganha live de abertura com Izis Abreu e Igor Simões

Change Size Text
“Presença Negra no MARGS” ganha live de abertura com Izis Abreu e Igor Simões Izis Abreu. Foto: Divulgação

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) lança nesta quinta-feira (10/6), o projeto Presença Negra no MARGS, que consiste em um programa institucional propondo o debate e a reflexão sobre a presença e representatividade de artistas negros e negras no Acervo Artístico do Museu e também no sistema da arte. A estreia do projeto será às 19h, no YouTube, na live de abertura que reúne Izis Abreu (MARGS) e Igor Simões (UERGS), que farão a apresentação do Presença Negra no MARGS e de suas bases conceituais.

A iniciativa, que vem sendo pensada e estruturada ao longo do último ano, será desenvolvida entre 2021 e 2022, trazendo a público conferências, palestras, encontros, cursos, debates, conteúdos e diversas ações com artistas, teóricos/as, pesquisadores/as, curadores/as e intelectuais negros/as e do pensamento negro no Brasil, incluindo agentes de movimentos sociais e ONGs. 

Entre os temas, estão: A noção de arte afro-brasileira; As intersecções entre relações sistêmicas da arte e raça; Os processos de discussão decolonial em instituições culturais brasileiras; Os mecanismos e estratégias para uma educação antirracista a partir da arte; E o papel dos museus e das instituições na implementação de políticas e ações, sobretudo desde o sul do Brasil.

As atividades serão desenvolvidas nos próximos meses dentro de um Programa Público, que oferecerá uma plataforma a fim de manter o tema em evidência na programação e afirmar o compromisso permanente do Museu.

Todas as ações serão realizadas de forma virtual, através das redes sociais e com transmissão pelo YouTube do MARGS.

quinta-feira, 10 a 10 de junho de 2021 | 19h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?