Agenda | Cinema | Literatura

Projeto Adaptação analisa o longa “De Olhos Bem Fechados” e o livro “Breve Romance de Sonho”

Change Size Text
Projeto Adaptação analisa o longa “De Olhos Bem Fechados” e o livro “Breve Romance de Sonho” Nicole Kidman e Tom Cruise protagonizam a obra cinematográfica. Foto: Reprodução/Divulgação

A quarta edição do projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema acontece gratuitamente nesta terça (29/9), às 18h30min, pela plataforma Zoom.

O professor, tradutor, poeta e escritor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina analisam as diferenças e semelhanças entre o livro Breve Romance de Sonho, lançado em 1926 pelo austríaco Arthur Schnitzler, e a adaptação cinematográfica assinada pelo cultuado diretor norte-americano Stanley Kubrick, que chegou aos cinemas em 1999 com o título De Olhos Bem Fechados

Durante o bate-papo ao vivo, o público também poderá acompanhar algumas das principais cenas do filme estrelado por Tom Cruise e Nicole Kidman, além de enviar dúvidas e comentários para os ministrantes. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site do Instituto Ling.

A obra mistura horror, sexo, medo, ciúme e morte ao mostrar a história de um jovem médico que sai à noite para atender ao chamado de um paciente e acaba se envolvendo em uma situação excitante e perigosa. Na novela, Schnitzler cria uma atmosfera de sonho, erotismo e irrealidade que serviu de base para o último filme da vida de Kubrick, que veio a falecer durante o processo de pós-produção do longa-metragem.

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais.

Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.

Capa. Foto: Companhia de Bolso/Divulgação
 

terça-feira, 29 de abril de 2024 | 18h30

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?