Agenda | Cinema | Literatura

Projeto Adaptação debate “Me Chame Pelo Seu Nome”

Change Size Text
Projeto Adaptação debate “Me Chame Pelo Seu Nome” Foto: Sony Pictures/Divulgação

O professor, tradutor, poeta e escritor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina se encontram virtualmente nesta terça (25/8), às 18h30min, para debater as diferenças e semelhanças entre as versões literária e cinematográfica da obra Me Chame Pelo Seu Nome. No bate-papo ao vivo, o público conhecerá detalhes e curiosidades sobre o romance do egípcio André Aciman, publicado em 2007, e o drama dirigido pelo italiano Luca Guadagnino, que foi lançado nos cinemas dez anos depois, sendo vencedor do Oscar e do BAFTA na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.

Durante a atividade transmitida pelo Zoom, os participantes também poderão interagir com os ministrantes e acompanhar algumas das cenas mais importantes do filme estrelado pelos atores Timothée Chalamet e Armie Hammer. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site.

A obra é ambientada na costa italiana durante as férias de verão de Elio. Filho de um importante professor universitário, o jovem está acostumado com a rotina da casa de campo da família que costuma receber visitas de amigos, vizinhos, artistas e intelectuais de diversos lugares do mundo. Porém, tudo muda com a chegada de Oliver, um acadêmico que se hospeda na casa para ajudar na pesquisa de seu pai. Juntos, eles vivem uma história de amor complexa, afetada por desejos e inseguranças.

Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto.

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais.
 

terça-feira, 25 de abril de 2024 | 18h30

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?