Agenda | Teatro

Projeto Encarcerarte estreia espetáculo “Na Linha”

Change Size Text
Projeto Encarcerarte estreia espetáculo “Na Linha” Foto: Vinícius Angeli/Divulgação

Neste domingo (18/7), às 18h30, o projeto Encarcerarte estreia, de forma virtual, o espetáculo Na Linha. A apresentação tem 40 minutos de duração e será transmitida pelo YouTube no canal Ciskando, com Libras e audiodescrição.

A palhaça Ciska está na linha. Pronta para percorrer a estrada no sentido inverso. Enquanto a grande maioria do público sai de casa e vai para o espetáculo, ela faz o caminho contrário: leva o espetáculo a quem não pode sair de onde está. Há seis anos, a atriz Ariane Vizzoto proporciona arte a pessoas que estão em lares de idosos, hospitais, encontros de crianças em situação de acolhimento e, é claro, nas ruas. Agora, com o projeto Encarcerarte, ela dá mais um passo e entra nas penitenciárias.

Executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas e realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20, o Encarcerarte precisou de algumas adaptações devido à pandemia, mas ainda neste ano pretende cumprir o seu principal objetivo: apresentar o espetáculo Na Linha em quatro penitenciárias femininas do Rio Grande do Sul. Por enquanto, devido às condições sanitárias, a estreia será virtual. 

Na Linha é um espetáculo de palhaçaria focado no público adulto. A circulação nas penitenciárias é uma proposta contrastante. “As penitenciárias são cinzas, quadradas, padronizadas. E a arte é o contrário disso, sem regras, às vezes caótica e vibrante, e sempre é a expressão de liberdade. Há um contraste entre arte e prisão, e é isso que buscamos: levar arte para um lugar em que, teoricamente, ela parece não caber”, diz Ariane. 

A escolha da palhaçaria para esse espetáculo está baseada na lógica do palhaço, que ri dos próprios erros. Trata-se de uma forma de provocar o público a refletir sobre seus erros e suas heranças. “Na Linha não é só para as pessoas privadas de liberdade, todos nós erramos e temos a possibilidade de refletir sobre isso”, completa Ariane.

domingo, 18 a 18 de julho de 2021 | 18h30

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?