Agenda | Cinema

Projeto Mini Cine traz seleção de curtas-metragens sobre as mudanças climáticas

Change Size Text
Projeto Mini Cine traz seleção de curtas-metragens sobre as mudanças climáticas Still do filme "Pursuit", de Mike Olbiski, um caçador de tempestades.

O projeto Mini Cine traz neste mês uma seleção de cinco curtas-metragens independentes, curados pela LORA, que refletem sobre os ciclos elementares da vida, seus fluxos e tempos, assim como as mudanças climáticas e orgânicas do nosso planeta.

Os filmes podem ser assistidos remotamente até o dia 8 de abril, a partir da inscrição gratuita no site do Instituto Ling, e serão debatidos em live realizada nesta sexta (26/3), às 19h, no Instagram (@instituto.ling).

O bate-papo virtual terá participação da curadora de cinema Manu Fetter e da Dra. Cristine Trevisan, paleobotânica e pesquisadora que participará do encontro diretamente do Instituto Antártico Chileno, em Punta Arenas, no Chile, onde trabalha atualmente.

A mostra cinematográfica começa com Pursuit (2019), filme de Mike Olbinski, um caçador de tempestades que encontrou narrativas e histórias no movimento das nuvens, e depois segue com Elemental (2018), de Armand Dijcks, que mostra o trabalho do fotógrafo Ray Collins ao capturar a interseção da água e da luz.

A curadoria ainda inclui um sobrevoo na esfera terrestre com Earth (2012), de Michael König; um poema visual sobre a viagem de um pensamento em Hope (2018), de Max Cooper; além de Symmetry (2011), um filme de Daniel Mercadante sobre o equilíbrio.

“Os filmes são obras experimentais, e este tipo de produção nos traduz uma experiência estética que tem o objetivo de despertar a reflexão em detrimento da ação. Isso significa que, quando assistimos a uma obra dessas, nos aproximamos do processo de manifestação daquela expressão e somos convidados a nos posicionar como espectadores ativos. E os espectadores ativos são críticos, observadores e, principalmente, conectores de mundos e conhecimentos. Abram espaço para experimentar e experienciar estes filmes”, convida a curadora da LORA, Manu Fetter.

sexta-feira, 26 de abril de 2024 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?