Agenda | Literatura

Rádio da Universidade UFRGS lança programa de leituras

Change Size Text
Rádio da Universidade UFRGS lança programa de leituras Liz De Bortoli. Foto: Gustavo Roth/Divulgação

A partir deste domingo (1º/8), os amantes da literatura contarão com um novo programa na Rádio da Universidade. A emissora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) se prepara para apresentar a atração Da Estante, que se propõe como um momento de leitura compartilhada na programação. De segunda a sexta-feira, sempre às 20h, serão lidos textos curtos, como poesias, contos e crônicas. Nos domingos, às 18h, o programa irá destacar obras completas, lidas por capítulos – ideia inspirada nos antigos folhetins radiofônicos.

A apresentação fica a cargo de Liz De Bortoli, locutora da Rádio da Universidade com passagem por emissoras como a FM Cultura e a TVE. Liz é bacharela em Letras pela UFRGS, apaixonada por livros e assídua frequentadora de grupos de leitura. “O que motivou a idealização do Da estante foi a possibilidade de ter um outro olhar para o texto literário e para o rádio, de forma a unir essas duas paixões”, compartilha Liz. 

Na produção, está a jornalista e produtora cultural Mariana Sirena, que completa: “Nossa ideia é que os ouvintes possam interagir com a Rádio, enviando suas percepções sobre as leituras e o que mais chamou a atenção nos textos”.

O programa terá um canal para envio de relatos sobre as leituras: o e-mail [email protected]. Nas edições de domingo, serão destacados os comentários recebidos. O programa também contará com participações especiais – a edição de estreia, por exemplo, traz a voz da professora do Instituto de Letras da UFRGS Magali Endruweit, coordenadora do Grupo de Leitura Lendo os clássicos em voz alta. Ela e Liz lerão os primeiros capítulos de Memórias Póstumas de Brás Cubas, obra de Machado de Assis (1839-1908).

A partir de segunda-feira, dia 2 de agosto, Da Estante homenageia Mário Quintana (1906-1994), poeta que faria 115 anos no dia 30 de julho. Uma seleção especial de poemas foi preparada para a semana. 

Todas as transmissões poderão ser acompanhadas pelos AM 1080 e pelo site ufrgs.br/radio. As edições de domingo, que trarão a leitura de obras completas, também vão estar disponíveis para escuta em formato de podcast, no blog ufrgs.br/destaquesradio e nas principais plataformas de áudio. 

domingo, 01 a 01 de agosto de 2021 | 18h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?