Agenda | Teatro

Regina Braga, Gregório Duvivier e Cia. Mungunzá no Teatro #EmCasaComSesc

Change Size Text
Regina Braga, Gregório Duvivier e Cia. Mungunzá no Teatro #EmCasaComSesc Foto: Elisa Mendes/Divulgação

O Sesc São Paulo promove desde maio a série Teatro #EmCasaComSesc, com apresentação de diferentes trabalhos cênicos, direto da casa dos artistas, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, às 21h30min. As transmissões acontecem no YouTube e Instagram.

Na quarta (12/8), Regina Braga parte da sua experiência na peça Um Porto para Elizabeth Bishop, para contar sobre o período em que a poeta norte-americana viveu no Brasil. Regina interpreta a aventura de uma mulher frágil e solitária diante de um país estranho e de seus demônios internos. As cenas servem de ilustração para o relato da atriz sobre a personagem e sobre seu trabalho na peça, escrita especialmente para ela por Marta Góes.

A direção de arte de Paulo Camacho ajuda a sublinhar as diferentes atmosferas do relato e do drama. Um Porto para Elizabeth Bishop estreou em 2001, no Festival Internacional de Teatro de Curitiba, com Regina Braga, direção de José Possi Neto e cenário de Jean-Pierre Tortil. Elizabeth Bishop é autora homenageada desta edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), adiada devido à pandemia. O ciclo de palestras em torno da autora homenageada, no entanto, acontece on-line a partir de 10 de agosto, em parceria entre o Sesc e a Flip.

O mito grego de Sísifo é a inspiração do ator, apresentador e humorista Gregório Duvivier, no monólogo de sexta (14/8). Em tempos de isolamento, mesmo os personagens míticos são obrigados a cumprir seu expediente em regime de home office. (A Montanha vai a) Sísifo é um remix atualizado do espetáculo escrito por Gregório Duvivier e Vinicius Calderoni, interpretado pelo primeiro e dirigido pelo segundo.

Uma ressignificação contemporânea do mito – na mitologia grega, o personagem é condenado a repetir eternamente a tarefa de empurrar uma pedra até o topo de uma montanha, sendo que, toda vez que está quase alcançando o topo, a pedra rola novamente montanha abaixo até o ponto de partida, por meio de uma força irresistível, invalidando completamente o duro esforço despendido. O texto, que conecta a mitologia ao caótico mundo hiperconectado e ao Brasil dos memes, é indicado para maiores de 16 anos.

Neste domingo (16/8), a Cia. Mungunzá apresenta o primeiro episódio de seu Poema Em Queda-Live, uma narrativa digital inspirada no argumento do espetáculo Poema Suspenso para uma Cidade em Queda. A fábula contemporânea sobre a sensação de suspensão e paralisia geral do mundo moderno foi originalmente levada ao palco pela companhia em 2015 e é agora recriada em ambiente virtual.

Intitulado A Roteirista da sua vida e o Homem que morava dentro do sofá, o primeiro episódio será apresentado no #EmCasaComSesc, com transmissão no YouTube do Sesc São Paulo e na página do Sesc Ao Vivo no Instagram, com apresentações também nos dias 18 e 20 de agosto no canal do Sesc Bom Retiro no YouTube. O segundo e terceiro episódios serão apresentados a partir de setembro pelas redes sociais da própria companhia.

quarta-feira, 12 a 16 de agosto de 2020

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?