Agenda

Renata Tupinambá na live “Diálogos Musicais entre Artistas Indígenas e Não Indígenas”

Change Size Text
Renata Tupinambá na live “Diálogos Musicais entre Artistas Indígenas e Não Indígenas” Foto: Bruno Paris/Divulgação

Nesta terça (2/3), às 19h, o projeto Sementes da Retomada apresenta a live Diálogos Musicais entre Artistas Indígenas e Não Indígenas, com exibição no canal do projeto no YouTube.

O evento receberá a jornalista, produtora, poeta, curadora, roteirista, artista visual e co-fundadora da Rádio Yandê – primeira web rádio indígena do Brasil, Renata Tupinambá, que faz a consultoria artística e de assuntos relacionados a direitos autorais do projeto.

Estão confirmados para este encontro, os produtores musicais do projeto Sementes da Retomada, Arthur de Faria e Lucas Kinoshita, o vocalista do Conjunto Musical La Digna Rabia, Marcelo Argenta, o cacique da retomada Mbya-Guarani Tekoa Ka´aguy Porã (mata sagrada), de Maquiné (RS), André Benites, e o músico e coordenador do Coral Araí Ovy, Romário Werá Xunun.

A ideia da ação é apresentar novas referências musicais interculturais que vêm se destacando na cena artística e como elas vêm sendo produzidas atualmente. Além disso, o encontro buscará destacar a importância destes movimentos artísticos como forma de olhar para o futuro e para as diferentes possibilidades que se abrem a partir da incorporação de uma série de novos elementos e influências musicais.

— A música é algo muito importante na vida de todos os povos indígenas e a ideia deste nosso encontro é que possamos conhecer alguns dos projetos musicais que vem acontecendo no Brasil e como a música indígena têm se destacado nas mais variadas vertentes da cena artística contemporânea, como vêm acontecendo, justamente, neste projeto tão especial onde a música nos uniu — destacou Renata.

Renata ou Aratykyra (seu nome indígena), que é da etnia Tupinambá, também pesquisa e atua na comunicação voltada para descolonização dos meios de comunicação, no fortalecimento das narrativas indígenas no cinema, na TV, na literatura, no áudio e na música. É membro do Útero Amotara Zabelê no Território Tupinambá de Olivença, na Bahia, e, desde 2006, trabalha com difusão das culturas indígenas e comunicação.

terça-feira, 02 de abril de 2024 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?