Agenda | Cultura | Notas

Secretaria Municipal da Cultura promove a 5ª Semana do Patrimônio Histórico

Change Size Text
Secretaria Municipal da Cultura promove a 5ª Semana do Patrimônio Histórico Pia Instituição. Foto: Jonas Adriano/Divulgação

A Secretaria Municipal da Cultura, em conjunto com a Diretoria de Patrimônio e Memória, promove a 5ª Semana do Patrimônio Histórico, que inicia neste sábado (14/8). O Dia do Patrimônio Nacional é comemorado no dia 17 de agosto, data alusiva ao dia do nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, patrono do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Este ano, a comemoração se junta aos 40 anos de criação da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC) que, desde 1981, atua na proteção, preservação e gestão do patrimônio edificado de Porto Alegre. 

Com a retomada gradativa dos eventos presenciais e atendendo aos protocolos sanitários, serão feitas as atividades Viva Porto Alegre a Pé, Visita Orientada e Exibição de filmes temáticos. Já os eventos online, contarão com bate-papos sobre a história e arquitetura de Porto Alegre, a trajetória da EPAHC e um webinário sobre a patrimonialização de acervos.

Programação

14/08 (sábado) – Viva Porto Alegre a Pé – Visita à Casa Godoy
Na Avenida Independência nº 456, a Casa Godoy é um raro exemplar de arquitetura art nouveau em Porto Alegre. Foi construída em 1907 por Arno Bastian Meyer, que contratou projeto do arquiteto alemão Otto Hermann Menchen. As famílias de Januário Greco e de Francisco Tschiedel também moraram na casa, que foi vendida em 1939 ao psiquiatra Jacintho Godoy, cuja família morou ali até 1996, quando a casa foi tombada e adquirida pelo Município. Desde 1998, é a sede da atual Diretoria de Patrimônio e Memória, da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC) e Centro de Pesquisa Histórica (CPH).
Local de encontro: Avenida Independência 456 – Bairro Independência
Horários: 10h, 11h, 14h, 15h e 16h.

21/08 (sábado)Viva Porto Alegre a Pé inédito – Visita à Capela da Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos
A Pia Instituição foi construída em 1923 como promessa de Pedro Chaves Barcellos para acolher e educar meninas órfãs e carentes nacionais e estrangeiras. Em 1924 o orfanato-escola foi doado pela família Chaves Barcellos à Associação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, que ali permaneceu cuidando das crianças até 2005. Após, a edificação foi alugada pelo Instituto Porto Alegre, que ocupou a área até 2016. O complexo institucional de arquitetura eclética possui diversos espaços e uma riquíssima capela neogótica. A capela tem como padroeiro o Sagrado Coração de Jesus e os santos São Roque, São Pedro e São José. O passeio inédito vai mostrar este belo patrimônio em tombamento pelo Município e a vista da cidade do alto do Bairro Rio Branco.
Local de encontro: Rua Dona Leonor, 360 – Bairro Rio Branco
Horários: 10h, 11h, 14h, 15h e 16h.

15/8 (domingo) às 18hExibição do curta-metragem Memória e do filme A Casa Elétrica
O curta-metragem Memória (14 min) de Roberto Henkin, de 1990. Produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre, o curta gaúcho, aborda o tema da memória sobre acervos e eleições no país. A Casa Elétrica (2012) narra as aventuras do imigrante italiano Saverio Leonetti, que chegou a capital gaúcha no começo do século XX. Fundou a primeira fábrica de gramofones no Brasil e foi o segundo selo discográfico a imprimir vinis na América Latina. Entre Porto Alegre e Buenos Aires cria os primeiros laços entre a música regional brasileira, nos primórdios do samba, com o tango argentino. Projeto selecionado no 1º Edital de Finalização do FAC-RS. A Casa A Elétrica existe até hoje, é tombada como patrimônio cultural pelo município, e fica no Bairro Glória.
Local: Cinemateca Capitólio. Av. Borges de Medeiros esquina Rua Demétrio Ribeiro. Centro Histórico.
Ingressos: gratuitos com retirada de senhas na bilheteria 30 minutos antes da sessão. Capacidade máxima de 30% do cinema. Obrigatório uso de máscara.

16/8 (segunda-feira) – Visita orientada ao Arquivo Histórico Moysés Vellinho
Horário: 10h, 14h e 15h30min
Inscrições: envie email para arquivohistó[email protected]
Local: Avenida Bento Gonçalves, 1129 – Bairro Santo Antônio

17/08 (terça-feira) às 19h – Conversando com Célia Ferraz de Souza sobre História e Urbanismo de Porto Alegre
Com o Secretário Municipal da Cultura Gunter Axt e mediação dos arquitetos Luiz Merino Xavier e André Huyer. O link estará disponível no Facebook da SMC.

18/08 (quarta-feira) às 15h – Webnário Diálogos com o Patrimônio
O historiador e arquivista Francisco Cougo e o arquivista Lucas Petry debaterão sobre os processos de patrimonialização de arquivos na contemporaneidade. O link estará disponível no Facebook @arquivohistoricopoa.

19/08 (quinta-feira) às 16h – Bate-papo online com Ex-diretores e Ex-servidores da EPAHC
Wilhelm Vaz, Bete Breitman, Rita Patussi, Dóris Saraiva, Helton Bello, Elena Graeff e Sérgio Menna são convidados para lembrar dos tempos passados no setor e de como era preservar nos anos 1980, 1990, 2000 e 2010. A mediação será dos atuais servidores. O link estará disponível no Facebook da SMC.

20/08 (sexta-feira) – Visita orientada ao Arquivo Histórico Moysés Vellino
Horário: 10h, 14h e 15h30min
Inscrições: envie e-mail para arquivohistó[email protected]
Local: Avenida Bento Gonçalves, 1129 – Bairro Santo Antônio

Para realizar as inscrições envie e-mail com nome e CPF para [email protected]. Vagas limitadas. Com agendamento prévio e limite de pessoas por horário. Obrigatório o uso de máscara, álcool gel e manter distanciamento durante a visita.

sábado, 14 a 14 de agosto de 2021

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?