Agenda | Literatura

Seminário marca abertura do circuito literário Arte da Palavra

Change Size Text
Seminário marca abertura do circuito literário Arte da Palavra Ailton Krenak é um dos convidados do seminário. Foto: Sesc/Divulgação

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, considerado o maior circuito literário do Brasil, será lançado nos dias 18 e 19 de março em um seminário, que será transmitido pelo canal SescBrasil no YouTube.

O evento reunirá grandes nomes da literatura nacional, como o jornalista e ativista indígena Ailton Krenak e os escritores Bruno Ribeiro, Taylane Cruz e Claudia Lage.

Durante o Seminário, também ocorrerá o lançamento da décima edição da Revista Palavra, publicação literária anual. Em sua matéria de capa, a revista traz reflexões sobre as ‘Brasilidades Contemporâneas’, com assinatura de Marta Barcellos.

Pelo segundo ano, todo o circuito ocorrerá em formato online em função da pandemia. Cerca de 40 escritores, poetas, contadores de histórias, entre outros, participarão do projeto que busca promover a literatura nacional por meio de leituras, debates, oficinas e contação de histórias.

A programação do Arte da Palavra terá início no dia 22 de março, se estenderá até dezembro, com transmissão pela página do projeto no Facebook. Essa é a quinta edição do circuito.

Programação

Quinta (18/3)
Abertura – 14h
Carlos Artexes Simões (diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc) e, Lucia Prado (diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc) 
Mesa 1 – 14h15min às 15h45min
Ailton Krenak e Bruno Ribeiro, mediação de Marta Barcellos
É possível traduzir os múltiplos brasis? – a busca do diálogo entre as muitas vozes que costuram o texto/tecido do país 
Mesa 2 – 16h às 17h30min 
Patrícia Galelli e Taylane Cruz, mediação de Anielle Oliveira 
Poéticas de carne e pele – o corpo como matéria e metáfora possível para a criação literária

Sexta (19/3)
Mesa 3 – 14h às 15h30min
Elimacuxi e João Meirelles Filho, mediação de George Belisário
Palavras da terra – as representações literárias do Brasil profundo na sua diversidade cultural e simbólica
Mesa 4 – 16h às 17h30min
Claudia Lage e Wilson Coêlho, mediação de Guilherme Ramos
Escrever literatura para reescrever o Brasil – o desafio da produção literária como ação estética e política no contexto atual do país
18h – Apresentação Era outra vez, com Gelson Bini

quinta-feira, 18 a 19 de março de 2021 | 14h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?