Agenda | Literatura

Seminário Narrativas Contemporâneas debate “Exploradores do Abismo”, de Enrique Vila-Matas

Change Size Text
Seminário Narrativas Contemporâneas debate “Exploradores do Abismo”, de Enrique Vila-Matas Cartaz do evento/Divulgação

Nesta terça-feira (13/7), às 21h, acontece a terceira edição de 2021 do seminário Narrativas Contemporâneas – Recorte Ibérico que tem como atração o livro de contos Exploradores do Abismo, do espanhol Enrique Vila-Matas. O seminário é coordenado pelos psicanalistas Luciano Mattuella e Lucia Serrano Pereira e, neste encontro, tem como convidada a artista plástica Elida Tessler, que escolheu dois contos do livro do escritor para comentar nesta noite. A realização é da Associação Psicanalítica de Porto Alegre e do Instituto APPOA.

“No primeiro conto Café Kubista, encontramos uma espécie de confissão do escritor: (…) No livro que terminei ontem, todos os personagens acabam por ser exploradores desse abismo, ou melhor dito, do conteúdo desse abismo.”  Já em Porque Ela Não Lhe Pediu temos uma indicação de como atravessar esse tempo de pandemia sem despencar na coleção de abismos que o Brasil vem apresentando todos os dias. Do narrador, escutamos a frase que será a nossa ponte inspiradora de conversa: “A literatura tem a sua intensidade, mas a vida não lhe fica atrás”, revela Elida. 

De acordo com Elida, Exploradores do Abismo nos leva a ingressar em uma literatura que fala de si mesma e de suas múltiplas formas de leitura: “O que é ler um livro senão aceitar o convite para explorar as bordas de um espaço vertiginoso”?  Em leituras anteriores, principalmente História Abreviada da Literatura Portátil (1985) e Bartleby e Companhia (2000), Elida já havia identificado o caráter enciclopédico e ao mesmo tempo anárquico de abordagem da história da literatura. Em todas as obras que leu do escritor encontrou o autobiográfico sob forma de rastros de leitura e eterna construção de si mesmo em cada um dos personagens criados ou referenciados por ele. Exploradores do Abismo, observa, também é um lugar de encontros: “Nos 19 contos interligados entre si, são inúmeras as citações de outros autores, a presença de artistas plásticos e escritores tornados personagens que vêm à cena justamente para embaralhar as hierarquias entre conto e outros gêneros literários, sobretudo o romance”.

O seminário Narrativas Contemporâneas – Recorte Ibérico acontece sempre na segunda terça-feira, às 21h, de cada mês. Inscrições pelo e-mail [email protected].

terça-feira, 13 a 13 de julho de 2021 | 21h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?