Agenda

Seminário online “O Escuro do Nosso Tempo”

Change Size Text
Seminário online “O Escuro do Nosso Tempo” Capa. Facebook/Divulgação

Considerado um divisor de águas na história da psicanálise, o texto freudiano Além do Princípio de Prazer completou este ano um século. A comemoração ganhou uma edição bilíngue da obra e, neste sábado (5/12), sua discussão fecha a programação de 2020 do seminário O Escuro do Nosso Tempo.

O encontro virtual contará com a presença do psicanalista Pedro Heliodoro Tavares, professor de língua e literatura alemãs e coordenador da coleção e da tradução das Obras Incompletas de Freud (Editora Autêntica), e do psicanalista Fernando Kunzler, profundo conhecedor da obra freudiana.

O evento acontece das 11h às 13h, pelo Zoom. Informações e inscrições gratuitas no e-mail:[email protected]

Em Além do Princípio de Prazer Freud introduziu novas concepções do aparelho psíquico e sua estrutura e as consequências clínicas desta novidade. É neste texto que entram em cena os conceitos de pulsão de morte, da compulsão a repetição e do nascimento da linguagem pela observação do bebê com o famoso jogo Fort-Da. Desde 1920, a obra vem provocando discussões e renovações no campo psicanalítico.

Esta edição crítica traz, além do texto original, a contribuição de autores psicanalistas e o diálogo entre eles e os editores e pesquisadores alemães, trazendo referências literárias, científicas e filosóficas contidas no texto.

A coordenação do seminário é dos psicanalistas Enéas Costa de Souza, Lucia Serrano Pereira e Robson de Freitas de Pereira.

sábado, 05 de abril de 2024 | 11h00 - 13h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?