Agenda | Música | Notas

Show de Adriana Calcanhotto e documentário marcam os 30 anos da CCMQ

Change Size Text
Show de Adriana Calcanhotto e documentário marcam os 30 anos da CCMQ Foto: Leo Aversa/Divulgação

Para marcar os 30 anos de atividades da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a instituição realizou um documentário, que será lançado no dia 24 de setembro, véspera da data de fundação da Casa, no ano de 1990.

— O aniversário da Casa de Cultura é um momento muito importante na história cultural do Estado. Celebrar o marco com essa programação é valorizar a memória da instituição e o público que frequenta o espaço. É uma forma de acessar a Casa neste momento de distanciamento social. A produção audiovisual ficará disponível no canal do YouTube da CCMQ — comenta Diego Groisman, diretor da CCMQ.

Com aproximadamente 15 minutos de duração, o filme, com roteiro de Théo Tajes, é assinado pela premiada diretora Mirela Kruel, que recentemente dirigiu cenas documentais para a novela Amor de Mãe, da Rede Globo. Mirela também é diretora do longa-metragem O Último Poema, que recebeu, entre outros, o prêmio de Melhor Documentário de Arte no Festival Internacional de Cinema de Bogotá, em 2015.

A trilha sonora tem músicas de Bruno Kiefer e de Vitor Ramil. O filme conta com a narração da atriz Mirna Spritzer, além de depoimentos de personagens que fizeram a história da CCMQ. Entre personalidades do meio artístico e da produção cultural, figuram a atriz e escritora Bruna Lombardi, amiga de Mario Quintana.

Nesta sexta (25/9), dia do aniversário da Casa, às 20h, acontece uma edição especial do projeto Casa Virtual, com Adriana Calcanhotto. A apresentação é da também cantora porto-alegrense, Adriana Deffenti.

A proposta do encontro é celebrar a música e a poesia, a partir das memórias afetivas de Adriana Calcanhotto com a cidade de Porto Alegre. O repertório do show traz canções consagradas e novidades do mais recente trabalho da cantora e compositora, realizado durante a quarentena.

Adriana também fará leitura de poemas para homenagear Mario Quintana, patrono da Casa de Cultura. A artista porto-alegrense, de carreira consolidada no cenário da música popular brasileira, traz ainda um pouco de seu envolvimento com a poesia portuguesa. Entusiasta do legado de Fernando Pessoa e de outros poetas lusitanos, Adriana é embaixadora da obra de Mário de Sá-Carneiro no Brasil.

A programação será transmitida pelo Instagram da CCMQ (@ccmarioquintana).

sexta-feira, 25 de abril de 2024 | 20h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?