Agenda | Notas

Sobre Mulheres – ciclo de debates do projeto Meme Incubadora Cultural

Change Size Text
Sobre Mulheres – ciclo de debates do projeto Meme Incubadora Cultural Teresinhas Foto: Ana_Meinhardt/Divulgação

O Meme Incubadora Cultural é um grande guarda-chuva que acolhe muitas histórias e vivências. O projeto Sobre Mulheres traz a necessária reflexão sobre a atual situação das mulheres na sociedade patriarcal brasileira.

Os debates e atividades iniciam nesta quinta (11/2), às 20h, e se estendem até março, em encontros transmitidos pelo YouTube.  

Sob a coordenação da bailarina e socióloga Fernanda Stein, o projeto abre um espaço de escuta à voz das mulheres que fazem parte do projeto Incubadora Meme, em conjunto com as bailarinas do Grupo MEME. São mulheres contemporâneas, de várias gerações e classes sociais, compartilhando experiências e construindo um diagnóstico do papel e atuação da mulher na sociedade atual.

Os encontros de fevereiro serão transmitidos com tradução simultânea em LIBRAS. Os temas abordam a ancestralidade, o papel da mulher como filha, mãe e avó, os desafios de cada ciclo da vida da mulher, feminismo, mercado de trabalho, militância política, engajamento social, violência de gênero, LGBT + entre outros.

Ao final de cada roda de conversa, será realizada uma ação artística de dança, no formato de um improviso com uma integrante do projeto Incubadora e uma bailarina do Grupo MEME.

Para a estreia, o tema escolhido foi O Corpo da Mulher e sua Saúde, num bate-papo com a fisioterapeuta e bailarina Margareth Leyser, especializada em Cadeias Musculares pelo Institut des Chaînes Musculaires et des Techniques Godelieve Denys-Struyf (GDS), Bélgica; em Terapia Manual pela Escola Francesa de Terapia Manual de Marcel Bienfait; praticante da arte japonesa Jin Shin Jyutsu, todos utilizados como recurso da recuperação do gesto corporal.

A segunda convidada é a cirurgiã-dentista Rose Maria Ferreira, especialista em saúde da família e atualmente mestranda em saúde coletiva na UFRGS. Mulher negra, mãe, trabalhadora da área da saúde na cidade de Alvorada, durante cinco anos foi a única cirurgiã-dentista negra na rede pública do município.

A bailarina convidada nesta noite será Thais Freitas que aos 80 anos mantém-se ativa na dança. Bailarina do Grupo Meme, participou durante anos do espetáculo Teresinhas e em 2019 estreou o solo Onde me sinto Plena com coreografia de Paulo Guimarães.

Mais informações no site.

quinta-feira, 11 a 25 de fevereiro de 2021 | 20h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?