Agenda | Cinema

Tela Virtual exibe o filme “Nhemongueta Kunhã Mbarete”

Change Size Text
Tela Virtual exibe o filme “Nhemongueta Kunhã Mbarete” Carata do evento/Divulgação

Nesta quinta-feira (29/7), às 19h, o Tela Virtual realiza uma sessão do filme Nhemongueta Kunhã Mbarete (2020), seguido de uma conversa com as quatro realizadoras, mediada por Ana Letícia Meira Schweig, pesquisadora e produtora do projeto Tela Indígena. A transmissão será pelo canal do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS no YouTube.

O filme-carta, realizado a convite do Instituto Moreira Salles, parte de uma troca de experiências entre quatro mulheres artistas durante a pandemia. As realizadoras indígenas Graciela Guarani, Michele Kaiowá e Patrícia Ferreira, juntamente com a artista visual Sophia Pinheiro, produziram videocartas relatando o cotidiano e as reflexões surgidas no isolamento, em conversas informais e íntimas, que revelam a luta constante destas mulheres, tanto no âmbito material quanto subjetivo. 

O título em Guarani Kaiowá e Mbyá, que significa “conversas à toa entre mulheres guerreiras”, ilustra bem este aspecto do filme, de relatar essas existências num sentido profundo a partir de uma troca de ideias leve.

Nhemongueta Kunhã Mbarete é um contraponto ao constante ataque deferido contras as pessoas que cultivam e defendem a cultura nativa de nossos antepassados, através de medidas de apagamento e violência brutal. O resultado foi este longo filme de quatro partes, em que será assistido e debatido as conversas do bloco 2, pois revelam bem a essência do projeto, ao lançar um olhar sobre identidade, território e cumplicidade.

quinta-feira, 29 a 29 de julho de 2021 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?