Agenda | Cultura | Televisão

TVE celebra 50 anos com programação especial

Change Size Text
TVE celebra 50 anos com programação especial Foto: Clarice Passos/TVE

Completando meio século de existência em 29 de março, a TVE vai apresentar uma programação especial, que recupera a sua história e celebra o seu presente, entre os dias 25 a 31 de março. A emissora de rádio pública FM Cultura 107,7 completou 35 anos de existência em 20 de março.

Em diversas faixas de horário, serão exibidos programas realizados com material do acervo de vídeos da TVE. A partir de segunda (25/3), os especiais Memória TVE 50 anos mostram reportagens, entrevistas e imagens registradas pelas câmeras da televisão nestas cinco décadas, em temas como Direitos Humanos (segunda, 25, às 14h30), Orgulho LGBTQIAPN+ (segunda, 25, às 22h30), Ecologia (terça, 26, às 14h30), Consciência Negra (quarta, 27, às 14h30), Festival de Cinema de Gramado (quinta, 28, às 14h30), Festivais Nativistas (quinta, 28, às 15h) e Eventos Culturais (sexta, 29, às 14h30). 

Na terça-feira (26/3), às 15h30, vai ao ar programa especial transmitido ao vivo pela TVE e pela FM Cultura em homenagem aos seus funcionários. Diretamente do estúdio da TVE, a atração terá três horas de duração, com participação dos jornalistas, radialistas e apresentadores das duas emissoras, além de convidados especiais como artistas, músicos e especialistas das mais diversas áreas, tudo para celebrar a importância da comunicação pública na vida dos gaúchos. Durante o programa, às 18h30, no saguão da sede da TVE, no Morro Santa Tereza, será descerrada uma placa em homenagem aos profissionais que construíram a trajetória das emissoras públicas do RS. 

O especial conta com as atrações musicais Hique Gomez,  Marcelo Gross, Olinda Alessandrini, Mathias Sete Cordas, Luciano Leães e Luana Pacheco, Glau Barros, Demétrio Xavier, Negra Jaque, Analise Severo e Elton Saldanha. Convidados especiais Deivison Campos, Orson Soares, Tânia Farias, Silvia Marcuzzo, Nina Fóla, Débora Finocchiaro e Tânia Carvalho. 

Na quinta-feira (27), no Auditório Araújo Vianna, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realiza o concerto especial Jobim Sinfônico, em homenagem aos aniversários da TVE e FM Cultura. Com regência de Evandro Matté, a Ospa executará grandes sucessos de Tom Jobim. Solistas: Daniel Jobim, Mário Adnet e Zé Ibarra. Entrada franca. 

Já na sexta-feira (29), dia do aniversário da TVE, às 22h, será exibido o documentário inédito Memória TVE 50 anos – A Nossa História. Da fundação junto à Faculdade de Comunicação da PUC-RS – com programas voltados à educação – à TVE da cultura, da inclusão, da diversidade, da informação contextualizada, até hoje, no prédio histórico da primeira televisão do Estado – a Piratini – no Morro Santa Tereza.

O Memória 50 anos traz dezenas de depoimentos de profissionais que passaram por programas icônicos como Galpão Nativo, Quizumba, Pra Começo de Conversa, Pandorga, Nação, TVE Repórter, entre outros, incluindo aqueles que têm perto ou mais de 30 anos no ar como o Radar e o Estação Cultura.  

Ainda, às 21h30, estreia o programa de entrevistas Sobre Nós. Com foco na diversidade e em iniciativas que contribuem para diminuir as desigualdades sociais, a desinformação e o preconceito, este programa será pautado em temas contemporâneos, na multiplicidade de ideias, de culturas e de corpos.  

Além da estreia do documentário Memória TVE 50 anos – A Nossa História e do programa Sobre Nós, a grade de programação do dia estará voltada ao resgate da memória da emissora, com a exibição de programas que fizeram história na emissora. Confira a grade:

6h– Galpão Nativo: apresentação de Glênio Fagundes, com Rui Biriva, Luciano Campos e Loma, de 2006
7h45 – Pandorga
13h30 – TVE Repórter: 1º Lugar no Prêmio Ari em 2009 com a reportagem sobre o Hospital Psiquiátrico São Pedro
14h – Nação: Menção Honrosa no Prêmio Vladimir Herzog Direitos Humanos em 2015 com a reportagem sobre A Revolta da Chibata,
apresentação de Fernanda Carvalho.
15h – Palcos da Vida: com Bebeto Alves, em 1996
Dia 27 de março – 17h – Abertura da exposição TVE 50 Anos

segunda-feira, 25 a 31 de março de 2024

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?