Agenda | Música

UBC lança projeto Troféu Tradições e homenageia Anastácia, a “Rainha do Forró”

Change Size Text
UBC lança projeto Troféu Tradições e homenageia Anastácia, a “Rainha do Forró” Anastácia. Foto: UBC/Divulgação

Sempre reverenciando a música brasileira e dando visibilidade aos nossos artistas, a União Brasileira dos Compositores (UBC) anuncia seu mais novo projeto Troféu Tradições. Rompendo o triste histórico de desvalorização e invisibilização da mulher compositora em nosso país, a primeira edição do evento será realizada online nesta quarta-feira (30/6), às 19h30, e homenageará o ícone Anastácia, a “Rainha do Forró”, com o show Arraiá UBC. A transmissão acontece pelo YouTube da UBC. 

O show do Arraiá UBC celebrará sua trajetória musical e contará com participações especiais de Zeca Baleiro, Mariana Aydar e Mestrinho. No palco não faltarão sucessos como Xote da Gameleira, Canção pra Bob Marley, Cheguei pra Ficar, Contratao de Separação, O amor de Zabelê, Doce Cachaça, Saudade Matadeira, Tenho Sede/ Eu quero um xodó, entre outros. Compondo o cenário de lançamento do “Troféu Tradições”, serão publicados nas redes sociais da UBC pequenos vídeos contando e mostrando a trajetória desta incrível artista.

Em pesquisa realizada pela própria UBC, em maio deste ano, junto a compositoras, intérpretes, musicistas, produtoras fonográficas e técnicas, e respondida por 252 profissionais do setor do sexo feminino, foi constatado que 79% das mulheres na música já sofreram discriminação de gênero e 53% jamais receberam valores de direitos autorais.

Para Paulo Sérgio Valle, Diretor Presidente da UBC, “nada mais revolucionário do que uma tradição que se renova”. O projeto tem por objetivo reconhecer artistas e movimentos artísticos que contribuíram para a formação da cultura brasileira. Com periodicidade anual, o evento dará espaço a um diferente estilo musical em cada edição.

“O Troféu Tradições é uma forma da UBC valorizar os movimentos regionais. O Brasil é um país continental e a cultura regional precisa ser valorizada por sua natureza e potencialidade que muitas vezes extrapolam os limites geográficos. A música brasileira não tem limites.” – afirma Marcelo Castello Branco, Diretor Executivo da UBC.

quarta-feira, 30 a 30 de junho de 2021 | 19h30

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?