Agenda | Teatro

Zona de Criação apresenta monólogo inspirado no bandido da luz vermelha

Change Size Text
Zona de Criação apresenta monólogo inspirado no bandido da luz vermelha Foto: Carolina Danziger/Imprensa/Divulgação

Apesar de ainda não poder reunir o público presencialmente, o Porto Dragão, integrante do Hub Cultural do Ceará, segue apostando em ações e produções próprias, oportunizando que suas criações saiam do papel e ganhem os palcos, mesmo que ainda virtuais.  É o caso do seu mais novo programa, o Zona de Criação, que complementa a agenda de ações do Porto Dragão previstas para o segundo semestre de 2020.

O novo projeto da Manada Teatro estreia nesta quinta (24/9), às 20h, com o solo do ator Murillo Ramos, inspirado no bandido da luz vermelha, Murillo João Ramos Acácio Pereira da Costa – Um artista da luz vermelha, com transmissão no YouTube do Porto Dragão.

O artista da luz vermelha é um grande vômito, um jogo onde não se sabe bem de onde vêm as vozes e narrativas. Traçando um paralelo com sua própria obra e a “maldição” em ser artista. A frustração com o sucesso, o anonimato, as sujeiras das ruas, os sonhos desfeitos, as injustiças e o escárnio são presentes em uma atmosfera que tremula entre o real e o onírico. Um olhar obscuro sobre a sociedade, seus mitos e seus artistas. 

O trabalho, tecido em narrativa de poética ampla e universal, é fruto de uma pesquisa de 25 anos realizada pelo ator e tem como inspiração o personagem João Acácio Pereira da Costa – O bandido da luz vermelha, que aterrorizou o Brasil no início da década de 80, com uma série de roubos e assassinatos e foi tema de uma infinidade de programas policiais, filmes e outras histórias e mostrar o que foi construído através dos meios de comunicação sobre os infortúnios e feitos desse personagem. 

O vídeo é resultado do primeiro processo, o contato aparentemente frio da leitura de um texto dramático que funciona como um grande e obscuro manifesto em uma caminhada onde o ator escancara para a cidade seu caminhar, o seu corpo. Desnudado. Regurgitando sua própria peste.  

Dentre os 25 projetos que o Zona de Criação prevê atender de setembro a fevereiro de 2021, sete deles já tem agenda prevista até final de outubro.

quinta-feira, 24 de abril de 2024 | 20h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?