Agenda | Artes Visuais | Evento

Conferência aborda memória, materialidade e sustentabilidade na arte contemporânea

Change Size Text
Conferência aborda memória, materialidade e sustentabilidade na arte contemporânea Reprodução

Nesta segunda-feira (20/11), às 16h, será ministrada a conferência e aula inaugural 2023 do Programa de Pós-Graduação em artes Visuais da UFRGS (PPGAV) chamada MEMÓRIAS MINERAIS: por uma geologia da arte contemporânea em tempos de crise ecossocial planetária, com o professor Joaquín Barriendos e mediação da professora Mônica Zielinsky, na Sala Ypê do Centro Cultural da UFRGS (Rua Engenheiro Luiz Englert, 333, Campus Centro da UFRGS).

Na ocasião, o especialista mexicano irá abordar a relação entre memória, materialidade e sustentabilidade na arte contemporânea. Para avançar nessa direção, o que propõe é substituir a história da arte com uma compreensão tectônica dos fenômenos estéticos planetários – ou seja, com um olhar geológico sobre a materialidade da arte contemporânea a partir do qual possamos mapear os desafios que a atual crise ecológica nos apresenta.

Joaquín Barriendos tem doutorado pela Universitat de Barcelona. Insere-se na intersecção entre teoria da arte, estudos globais, geopolítica e cosmopolitismo estético.

Como historiador da arte, interessa-se pela circulação da arte e da crítica de arte moderna e contemporânea em uma perspectiva global, com ênfase na cultura material, nos estudos visuais e na geopolítica. Atualmente é pesquisador de Arquitetura, Arte e Design no Instituto Tecnológico de Monterrey, no México. Faz parte do grupo de pesquisa Apagamentos da memória na arte. Políticas espaciais e temporais, coordenado pela professora e doutora Mônica Zielinsky (UFRGS).

segunda-feira, 20 a 20 de novembro de 2023

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE
Participe da campanha Crowdfunding Matinal 2024 e apoie a Matinal.org!

Esqueceu sua senha?