Agenda | Artes Visuais | Notas

Exposição virtual marca o lançamento do projeto “O Tempo como Verbo”

Change Size Text
Exposição virtual marca o lançamento do projeto “O Tempo como Verbo” Exposição Virtual. Foto: Emilene Lopes/Divulgação

Há um ano, o mundo se deparou com a necessidade de mergulhar em experiências virtuais mais intensas para dar conta da vida enquanto nos adaptávamos a um mundo pandêmico. Na arte, não foi diferente. Assim, nasceu O Tempo como Verbo, criado pelo Instituto Cultural Torus com o compromisso de levar cultura e democratizar a arte contemporânea a todos os públicos de forma segura.

O lançamento oficial do projeto acontece nesta quinta (8/4), com a exposição Tempo como Verbo, que inova ao utilizar o Metaverso, ou seja, integra diferentes espaços virtuais com o real, utilizando realidade aumentada, redes sociais e objetos físicos.

Na galeria virtual imersiva, que pode ser visitada no site do instituto, o público confere obras, fotografias, vídeos e esculturas que trazem reflexões sobre as multifacetadas dimensões do tempo.

Participam da mostra os artistas Tulio Pinto, Dirnei Prates, Ío, Andressa Cantergiani, Bruno Borne, André Severo e Virgínia di Lauro. Aliás, a temática interliga todos os oito produtos culturais contemplados na iniciativa que tem a curadoria inédita da artista e diretora do Torus, Laura Cattani, em parceria com o artista e pesquisador Munir Klamt

A exposição Tempo como Verbo, que tem o mesmo título do projeto, traz também uma reflexão sobre o meio virtual como um espaço em que as regras do mundo físico não precisam ser aplicadas. Partindo dos paradoxos visuais de Maurits Cornelis Escher, a galeria rompe com a perspectiva, a gravidade e a continuidade espaço-tempo para interligar as obras em um fluxo contínuo, como em um Torus. 

Laura explica que a natureza do tempo fascina a humanidade, como um mistério que parece simples, mas que é difícil explicar. “No momento em que crises (tanto sanitária e econômica, quanto climática e jurídico-política) se sobrepõem, e que o tempo parece ter se interrompido, é importante refletir sobre o nosso zeitgeist, a matéria que constitui nosso tempo, as forças que pulsam em seu interior”, destaca.

Para ficar por dentro de todas as informações do projeto e acompanhar o lançamento de todos os produtos do O Tempo como Verbo, basta acessar o site torus.art.br e o o Instagram @torus.arte.

O projeto é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc (lei nº 14.017/2020), disponibilizados pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac/RS).

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?