Agenda | Artes Visuais | Reportagens

Fundação Iberê exibe livros de artista da Coleção Itaú Cultural

Change Size Text
Fundação Iberê exibe livros de artista da Coleção Itaú Cultural Foto: Marcelo Curia

Até 31 de março, a Fundação Iberê apresenta a exposição Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural, oitava itinerância de um projeto que já circulou por outras sete cidades do país. Mais de 40 obras integram a mostra, dividida nos eixos Rasuras, Paisagens, Álbuns de Gravura, Uma Escrita em Branco e Livros-objetos, que se intercalam entre publicações dispostas em vitrines e nas paredes do museu.

Curador da exposição, Felipe Scovino explica que o recorte da coleção exibido em Porto Alegre busca “pensar a aparição da palavra, no sentido metafórico ou real, além da palavra, a partir de outras formas”, incluindo o diálogo das publicações com linguagens artísticas como escultura, música e pintura.

“Temos uma feira histórica no Brasil, a Feira Tijuana, que perdura, e editoras que se dedicam cada vez mais à produção de livros de artistas, além de artistas que se dedicam não só a produção autônoma, mas também de outros artistas”, analisa Scovino ao comentar o momento atual da concepção de livros de artista no Brasil.

Foto: Marcelo Curia

A mostra tem entre seus destaques três livros produzidos em parceria pelo poeta Augusto de Campos e o artista visual e escritor Julio Plaza (1937-2003), pioneiros dos chamados livros-objetos no Brasil: Objetos (1969), Muda Luz (1970) e Caixa Preta (1975). “Nesses livros, a poesia concreta ganha tridimensionalidade, retratando o desejo desses poetas em estabelecer contatos com a escultura e a pintura”, observou Scovino durante a visita da reportagem à exposição. Caixa Preta inclui ainda um vinil de poemas de Campos musicados por Caetano Veloso.

No site do projeto, o curador ressalta: “Era o momento em que a palavra saltava da página em direção ao espaço, assim como, guardadas as suas especificidades, simultaneamente as experiências concretas, neoconcretas e cinéticas exploravam, nas artes visuais, um campo ampliado para a pintura e a escultura”.

“Caixa Preta”, de Augusto de Campos e Julio Plaza. Foto: Humberto Pimentel

As obras históricas da mostra incluem as Gravuras Gaúchas (1952), de artistas atuantes nos clubes de gravura de Bagé e Porto Alegre, como Danúbio Gonçalves (1925-2019), Carlos Scliar (1920-2001) e Vasco Prado (1914-1998).

Gravura de Danúbio Gonçalves. Foto: Site Itaú Cultural

Já nas obras de Antonio Henrique Amaral (1935-2015) e Raimundo de Oliveira (1930- 1966), a literatura de cordel e a xilogravura ganham espaço. Nas gravuras do álbum O Meu e o Seu (1967), de Amaral, essas linguagens dialogam com a estética da pop art.

Gravura de Antonio Henrique Amaral. Foto: Iara Venanzi

Nos livros de Waltercio Caldas, o curador ressalta o interesse de criar formas a partir do vazio, uma das principais características das esculturas do artista carioca. “São trabalhos formados por intervalos, escavações, penetrações, faltas e falhas.”

“Estudos sobre a Vontade”, de Waltercio Caldas. Foto: Humberto Pimentel

“Momento de Fronteira”, de Waltercio Caldas. Foto: Iara Venanzi

As gravuras Anamorfas (1980), de Regina Silveira, estão exibidas em uma das paredes da Fundação Iberê. “Esse álbum integra a dissertação de mestrado defendida por Regina na USP [Universidade de São Paulo]. Ela esgarça elementos relacionados à opressão, vigilância e punição e os torna um tanto cômicos”, descreve o curador da mostra.

“Anamorfas”, de Regina Silveira. Foto: Marcelo Curia

A exposição reúne ainda, entre outros trabalhos, livros dos anos 2010 que abordam questões históricas que incidem no presente, como a escravidão, em Escravos de Jó (2016), de Aline Motta, e o contexto político recente do país, como Dossiê Cruzeiro do Sul (2017), de Lais Myrrha.

Todos os livros presentes na mostra pertencem ao acervo do Banco Itaú, mantido e gerido pelo Itaú Cultural. As obras integram uma coleção iniciada na década de 1960 e que atualmente reúne mais de 15 mil itens entre pinturas, gravuras, esculturas, fotografias, filmes, vídeos, instalações, edições raras de obras literárias, moedas, medalhas e outras peças.

SERVIÇO

Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural
Fundação Iberê
De 3 de fevereiro a 31 de março de 2024
Visitação: de quinta-feira a domingo, das 14h às 18h
Às quintas, a entrada é gratuita; nos demais dias, os ingressos custam entre R$10 e R$30
Ingressos antecipados na Sympla
Endereço: avenida Padre Cacique, 2000 – Cristal – Porto Alegre

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

sábado, 03 a 31 de março de 2024

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?