Galeria Duque comemora 11 anos com três exposições

Grandes nomes da arte gaúcha e brasileira estarão em exibição na Galeria e Espaço Cultural Duque (Rua Duque de Caxias, 649), no Centro Histórico de Porto Alegre, a parir deste sábado (18/11). A exposição Lugares, com curadoria de Daisy Viola, revela paisagens reais e idealizadas por mestres da pintura e celebra o 11º aniversário da galeria.
A festa se completa com duas mostras de renomadas artistas gaúchas. Em Duas Mulheres de Fino Traço, a afetuosidade de Clara Pechansky e a sensibilidade de Liana Timm se entrelaçam em obras de uma trajetória de mais de 40 anos de arte e de amizade. Já a arte vestível de Rosane Morais, presente em Fios que Pulsam, completa o espaço com suas obras viscerais e poéticas.
A três mostras ficam em cartaz até o dia 5 de março de 2024, com entrada franca.


“A Galeria Duque é um desses lugares mágicos que um dia sonhamos e realizamos. Neste momento, quando esse nosso lugar completa 11 anos, vamos comemorar mostrando obras que fazem parte do acervo, que nos mostram diferentes lugares, como paisagens bucólicas com seus céus, lagos, mares e jardins, ou paisagens urbanas, cidades, prédios, casarios e ambientes. Também paisagens de dentro, sentimentos e sonhos que ultrapassam seus limites e explodem em gestos, abstrações e cores”, destaca a curadora Daisy Viola.
Esses lugares exibem visões e interpretações de artistas como Alberto da Veiga Guignard, Ado Malagoli, Aldemir Martins, Aldo Bonadei, Alfredo Volpi, Alice Brueggemann, Alice Soares, Anita Malfatti, Burle Marx, Cândido Portinari, Carlos Scliar, Carlos Sorensen, Carybé, Cícero Dias, Di Cavalcanti, Djanira, Fernando Baril, Glauco Rodrigues, Gonçalo Ivo, Ianelli, Inimá de Paula, José Pancetti, Judith Lauand, Kazuo Wakabayashi, Romanelli, Sued e muitos outros.

No terceiro andar da galeria, Duas Mulheres de Fino Traço apresenta 60 obras das artistas Clara Pechansky e Liana Timm. São desenhos e pinturas em diversas técnicas que evidenciam a produção dessas duas reconhecidas artistas gaúchas, cujos identidades tão características e caminhos se entrelaçam ao longo dos últimos 40 anos, produzindo eventos significativos em sua trajetória em uma permanente paixão pelo desenho e pela cultura.

Em Fios que Pulsam, o destaque é a arte vestível de Rosane Morais. Como envelopes que emolduram o corpo, as peças da artista já estiveram presentes em exposições no Brasil e no exterior e agora voltam à Galeria Duque, local que já recebeu o ateliê da artista.

sábado, 18 a 31 de dezembro de 2123