Artes Visuais | Reportagens

Ocre Galeria exibe o universo onírico e orgânico de Lilian Maus

Change Size Text
Ocre Galeria exibe o universo onírico e orgânico de Lilian Maus Foto: Fábio Alt

A exposição Miragens – Onde Dormem os Sonhos, inaugurada em 4 de abril na Ocre Galeria, reúne 31 trabalhos inéditos da artista Lilian Maus, produzidos ao longo dos últimos três anos. Com curadoria de Gabriela Motta, a mostra apresenta obras que evidenciam o olhar da artista para a fauna e flora do estado e sua pesquisa em torno das paisagens, lendas e histórias da região de Osório (RS), onde Maus vive e mantém seu ateliê há mais de uma década.

“São obras atravessadas por paletas de cores, materiais e questões em comum, apresentando um universo onírico e um olhar através de fendas, frestas e obstáculos – já que uma parte foi produzida durante a pandemia –, com algo de voyeurismo”, sintetiza Maus, que em paralelo à sua produção artística é professora do Instituto de Artes da UFRGS.

Foto: Fábio Alt

Um dos destaques da mostra é uma seleção de pinturas da série Área de Cultivo, que a artista desenvolve desde 2010 – atualmente reunindo 160 obras –, em que cores e formas remetem a elementos orgânicos e ao mundo subaquático, aproximando-se da abstração. “São trabalhos que envolvem essa temática de uma área de cultivo ou construção de um jardim, com paisagens que nascem com uma mancha na vertical e que depois finalizo na horizontal com elementos mais gráficos”, conta a artista.

Foto: Fábio Alt

A série inclui aquarelas, exibidas em um conjunto de 21 peças, cujas formas se assemelham a desenhos materializados às margens de rios, a partir de vestígios orgânicos, como observa a curadora da exposição. “Lilian consegue tão profundamente captar a fugacidade dessas marcas que suas aquarelas parecem prestes a se transformar em novas manchas, ativando em nós, espectadores, a sensação de estar diante do curso de águas vivas”, ressalta Motta, que também é docente do Instituto de Artes da UFRGS.

As miragens do nome da exposição intitulam cinco pinturas em que o efeito óptico se transmuta em fenda, fogo-fátuo, fata morgana e reflexões sobre interior e exterior. Já Cosmogonia: Eros celebra o mito grego em um desdobramento da performance Cosmogonias Lúdicas, que a artista apresentou em 2020, na Sala de Arte Habitart, ao lado do historiador e pianista Francisco Marshall – assista aqui.

Foto: Fábio Alt

A exposição também contempla o vídeo Ygápéba, com direção de Maus e Biel Gomes e trilha composta por Vagner Cunha. A obra audiovisual – cujo título em tupi-guarani significa “jangada” e será doada ao acervo do MARGS – é fruto da experiência de Maus na residência artística CASCO, realizada no Litoral Norte do estado em fevereiro de 2021. A jangada que aparece nas imagens foi construída pela artista em parceria com os artesãos Paulinho Biro e Tadeu Marcelino, o carpinteiro naval Eduardo Fernandes e o carreteiro e agricultor Pedro Ávila.

“Esse vídeo é dedicado aos viajantes que rumaram ao desconhecido em carreta ou jangada. Gente simples de carne e osso que deu origem a lendas sopradas pelo vento e impulsionadas ora pelo sonho e o desejo, ora pela dor e a esperança. Até hoje, no Litoral Norte do sul do Brasil, uma barca fantasma é avistada iluminada, ao som de uma música celestial, festejando a vida pelos que em terra firme apenas sobrevivem”, afirma a artista.

Curadora e organizadora da residência CASCO, Paola Fabres narra em texto o desfecho do vídeo e alguns de seus vínculos históricos. “Ao entrar lagoa adentro, sua vela pegou fogo – a jangada que avançava contra o vento virou clarão em meio ao horizonte. Além de confundir-se com contos locais, a cena propunha outros resgates: fazia referência ao Seival, lanchão de Giuseppe Garibaldi (1807-1882) que atravessou por terra rumo à Laguna (1938), conduzido sobre rodas e puxado por juntas de bois. Fazia também alusão ao fantasma do barco Bento Gonçalves, visto iluminado na Lagoa da Pinguela após seu naufrágio (1947) durante a Semana Farroupilha”.

Foto: Fábio Alt

A exposição inclui ainda a instalação Pintura ao Vento: Boitatá dos Pampas, com estampas em aquarela digitalizadas e sublimadas sobre tecido. Inspiradas em serpentes e répteis que habitam o pampa gaúcho, as estampas também ganham o formato de jaquetas, produzidas pelo coletivo CÓS – grupo de mulheres que reaproveita resíduos para confecção de roupas – com processo de sublimação da Casa Rima, à venda via contato com a artista.

Nascida em Salvador em 1983, Lilian Maus cursou graduação, mestrado e doutorado no Instituto de Artes da UFRGS, onde é professora de pintura desde 2017 e coordenadora do Programa de Extensão Histórias e Práticas Artísticas. De 2006 a 2015, integrou o coletivo de artistas-gestores do Atelier Subterrânea, e como artista já expôs pinturas, instalações e vídeos em diversos estados do Brasil e países como Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Japão e Rússia.

Exposição “Miragens – Onde Dormem os Sonhos”, de Lilian Maus – curadoria de Gabriela Motta

Onde: Ocre Galeria (rua Demétrio Ribeiro, 535 – Centro Histórico – Porto Alegre)
Visitação: até 30 de abril de 2024, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e sábados, das 10h às 13h30
Entrada gratuita

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?