Artes Visuais

“Para que Serve uma Pintura” é a nova exposição de Paulo Pasta na Fundação Iberê

Change Size Text
“Para que Serve uma Pintura” é a nova exposição de Paulo Pasta na Fundação Iberê Foto: Filipe Berndt

Após um hiato de dez anos, o artista Paulo Pasta retorna a Fundação Iberê para celebrar 40 anos de trajetória com a exposição Para que Serve uma Pintura, que conta com 40 trabalhos. Em diálogo com sua mostra, Pasta também fez a curadoria de obras de seu professor e amigo Iberê Camargo para Eclipses, que reúne 19 obras, algumas de grandes dimensões, em que percebe cores crepusculares na produção do pintor. As duas aberturas ocorrem no dia 2 de março, sábado, às 14h.

Ainda no dia de inauguração, às 15h30, a Fundação Iberê promove uma conversa entre Paulo Pasta e o crítico Lorenzo Mammì no auditório. A entrada é gratuita, com retirada de senha na recepção.

Foto: Ana Pigosso

Em Para que Serve uma Pintura, Pasta cria a sensação de que áreas do quadro parecem pulsar para fora da tela, como se quisessem se espalhar pelo mundo. Seu processo de construção, em algumas obras, inclui também a utilização da cera, que tira o brilho do óleo, dando “lentidão” para a cor. O trabalho de acrescentar e testar misturas dá origem aos tons impuros e únicos que caracterizam sua pintura. 

Eclipses reúne obras que Pasta percebe cores crepusculares: “Iberê lançava mão da matéria, quase um barro original, de onde tudo poderia brotar. Suas cores também não estariam dissociadas dessa matéria, lugar do qual, no dizer de Ferreira Gullar, elas surgiriam ‘como gemas sujas da noite, arrancadas ao caos’ (…) A melhor metáfora, para mim, sobre as cores de Iberê, é a do eclipse. Para além do aspecto noturno de seus trabalhos, a luz construída por ele parece não iluminar, não aquecer, mais ou menos como a sugestão de um sol que foi fechado”, explica o artista. 

Obra de Iberê. Foto: Filipe Berndt

Pasta conheceu Iberê no início da década de 1990, em um workshop com artistas consagrados, no Centro Cultural São Paulo. A partir daí, começaram a trocar cartas e telefonemas. Para Pasta, aquele encontro foi a confirmação de sua vocação, a prova da existência da pintura, e do pintor. 

Serviço

Paulo Pasta – Para que serve uma pintura
Abertura: 2 de março | Sábado | 14h
Visitação: até 19 de maio de 2024
Quarta a domingo, das 14h às 18h30 (último acesso às 18h30). Às quintas, a entrada é gratuita, e, de sexta a domingo, os ingressos custam entre R$10 e R$30. As visitas mediadas às exposições em cartaz devem ser agendadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3247 8013.

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?