Artes Visuais | Notas

Rafael Dambros apresenta exposição inédita

Change Size Text
Rafael Dambros apresenta exposição inédita Foto: Mona Carvalho/Divulgação

As obras que compõem o que poderíamos chamar de duas exposições em uma, são trabalhos aleatórios realizados – a sua maioria – neste primeiro semestre de pandemia e isolamento social, trazendo um novo olhar do artista para a seu natural questionamento sobre o corpo, o preconceito e a liberdade de expressão.

Rafael Dambros tem, em sua trajetória, o destaque do desenho realista do corpo humano com caneta esferográfica e suas pinturas com referências à Pop Arte. Na exposição Obras Aleatórias de uma Pandemia: exposições imprevistas, corpos esboçados aparecem em novas superfícies, trazendo para o público uma inovação e um experimento de uma forma mais solta do trabalho do artista, com improvisação das formas, linhas e o ponto.

Dambros apresenta uma série de bordados e desenhos, onde tramas trazem uma paleta de cores na medida certa, entre tons através das linhas, com o nú ou, parte dele, sendo protagonistas do seu trabalho. A linha do desenho, a linha do bordado remete a linha do tempo da trajetória do artista e o envolvimento das diversas tramas de toda a sua carreira artística, onde a figura masculina é acentuada no trabalho, questionando e convidando-nos para refletir sobre a homofobia e os preconceitos que ainda estão tão presentes na nossa sociedade.

— Nesse período, meu trabalho em desenho segue amadurecendo em ideias já imaginadas e que tem ganhado um corpo. No entanto o bordado tem sido um grande companheiro no processo de estar comigo mesmo sob a pressão de uma quarentena em um período mais tenso. O bordado ganhou um destaque na minha vida onde tenho produzido e trazido sentimentos para os bastidores, mas sem compromisso, deixando fluir a vida e as ideias — explana o artista sobre as exposições imprevistas que estarão em cartaz no Espaço 900, a partir do dia 12 de setembro.

Foto: Mona Carvalho/Divulgação

Serviço
Obras Aleatórias de uma Pandemia: exposições imprevistas, de Rafael Dambros
Curadoria de Mona Carvalho
Período de visitação: 12 de setembro a 12 de novembro

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?