Artigos | Cinema

“Os Fabelmans” é o romance de formação de Spielberg

Change Size Text
“Os Fabelmans” é o romance de formação de Spielberg "Os Fabelmans". Foto: Universal Pictures/Divulgação

Vencedor dos prêmios Globo de Ouro de melhor filme dramático e direção, o excelente Os Fabelmans (2022) entra em cartaz nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (12/1). A produção semiautobiográfica escrita, dirigida e produzida por Steven Spielberg evoca a juventude do cineasta por meio da trajetória de um garoto que descobre nos filmes e no cinema uma forma de se expressar e traduzir o mundo ao redor.

Os Fabelmans acompanha a vida de Sammy Fabelman dos sete aos 18 anos a partir de meados dos anos 1950, crescendo em meio a uma calorosa família judia no Arizona. Levado pelos pais para assistir quando criança a O Maior Espetáculo da Terra (1952), o pequeno Sammy impressiona-se com o primeiro filme a que assiste – em particular com a cena do choque de trens – e intuitivamente descobre que seu destino estará relacionado ao cinema.

Enquanto roda filmes caseiros com talento precoce e esmero técnico surpreendente, o já adolescente Sammy (Gabriel LaBelle) tem que lidar com a crise doméstica e os dramas dos adultos quando descobre que a ligação entre sua emocionalmente instável mãe Mitzi (Michelle Williams) e Bennie (Seth Rogen), colega de trabalho de seu pai Burt (Paul Dano), vai além da simples amizade.

Universal Pictures/Divulgação

Os Fabelmans foi coescrito em parceria com o dramaturgo ganhador Tony Kushner, ganhador do Prêmio Pulitzer pela peça de sucesso Angels in America, e indicado ao Oscar pelos roteiros de Munique (2005) e Lincoln (2012), ambos dirigidos por Spielberg. Apesar das trocas de nomes – em alemão, “spiel”, em alemão, pode ser traduzido como jogo, enquanto “fabel” equivale a “fábula” – e de algumas alterações em eventos reais, a trama reencena com fidelidade uma série de episódios vivenciados pela família de Spielberg e até sequências inteiras dos primeiros filmes amadores do diretor, recriadas pelo diretor de fotografia Janusz Kaminski.

A preocupação com a recriação meticulosa do ambiente em que o realizador de clássicos do cinema como Tubarão (1975), Os Caçadores da Arca Perdida (1981) e A Lista de Schindler (1993) mobilizou a produção e a direção de arte – que contou com a colaboração de parte da família de Spielberg para a criação dos cenários realistas usados como locação. “Entrei no set no primeiro dia e era uma recriação perfeita da casa da minha infância, em Phoenix, no Arizona. Eu precisei me controlar, porque é meio estranho ver a sua casa reconstruída”, confessou o cineasta. “Queríamos que ao entrar no set, ele visse os lugares exatamente como eram na juventude dele”, acrescenta o diretor de arte Rick Carter.

Universal Pictures/Divulgação

Os Fabelmans – A casa de infância de Steven Spielberg:

Os Fabelmans faz parte de uma leva de outros títulos recentes que recriam nas telas impressões dos anos de formação de seus diretores, como Licorice Pizza (2021), de Paul Thomas Anderson, e Armageddon Time (2022), de James Gray. Emocionante declaração de amor ao cinema, o Bildungsroman de Spielberg está recheado de referências a sua filmografia – especialmente ao cultuado E.T.: O Extraterrestre (1982).

Além da performance excepcional de Michelle Williams no papel da adorável e inquieta mãe do protagonista, Os Fabelmans apresenta outra memorável atuação, ainda que breve: a encarnação do cineasta David Lynch como o mestre John Ford é simplesmente antológica.

Os Fabelmans: * * * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Os Fabelmans:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?