Artes Visuais, Cinema, Reportagens

Uma voz trans e negra resiste ao fim dos tempos

Change Size Text
Uma voz trans e negra resiste ao fim dos tempos Foto: Divulgação Antes do Azul

Até 22 de novembro, o 28º Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade segue exibindo gratuitamente uma série de curtas-metragens na mostra Corpos Cênicos. Um dos destaques do programa é Antes do Azul (2019), que integra o projeto O Fim do Fim: Novos Futuros, dos artistas Romy Pocztaruk e Caio Amon.

Foto: Divulgação Antes do Azul

Antes do MixBrasil – considerado o maior evento cultural relacionado à temática LGBTQ+ na América Latina –, o filme foi exibido no OUTFEST Los Angeles – maior festival de cinema LGBTQ+ e cultura queer dos Estados Unidos – e em festivais como o Seattle Queer Film e o Indianapolis LGBT Film Festival, entre outras mostras de cinema e videoarte.

“Foi muito bacana para todos a visibilidade que ganhamos esse ano em diversos festivais queer de cinema. Começou no OUTFEST, que é um dos mais importante dos EUA. Fomos selecionados para uma sessão com curadoria da Zackary Drucker, uma das produtoras da série Transparent. A partir daí vieram convites para mostrar o filme no Canadá e na Austrália”, conta Romy.

Foto: Divulgação Antes do Azul

Antes do Azul imagina brechas possíveis para sobreviver em um futuro distópico no qual o avanço tecnológico descontrolado acelerou processos de destruição do planeta e da humanidade. A protagonista do curta é uma mulher trans e negra – última sobrevivente de um acidente nuclear – interpretada pela cantora e atriz Valéria. O texto do curta é do escritor Daniel Galera.

“Eles foram o centro de tudo, eu só ajudei a organizar. O Galera escreveu o texto, em forma de poema de três versos. Daí surgiu todo o projeto do filme. No início não sabíamos como iríamos colocar o texto, mas a sensação que passou para todos foi o norte do filme. A Valéria, sempre incrível, fez uma ótima atuação e versões lindas das músicas”, diz Romy, destacando a trilha sonora original concebida por Caio Amon. A direção de fotografia é assinada por Lívia Pasqual.

Foto: Divulgação Antes do Azul

Antes do Azul é o segundo filme da série O Fim do Fim. A ideia, como nos outros filmes, foi a de criar narrativas a partir da sensação do fim do mundo. Diferentemente do primeiro, Safira (2018), que foi uma mistura entre analógico e digital, em Antes do Azul procuramos uma linguagem totalmente digital e mais cinematográfica. Acho interessante que cada filme da série tenha sua própria intenção estética”, descreve Romy, que prevê para dezembro o lançamento do single e clipe de Fim dos Tempos, com participação do músico Marcelo Cabral, integrante da banda Metá Metá.

Clique para assistir gratuitamente a Antes do Azul, até 22 de novembro, na plataforma do festival Mix Brasil.

Assista ao teaser de Antes do Azul e ao trailer de Safira:

Foto: Divulgação Antes do Azul
RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.

O matinal
PRECISA
de você

Precisamos bater a meta do nosso crowdfunding para seguirmos ativos em 2021

O matinal
PRECISA
de você

Precisamos bater a meta do nosso crowdfunding para seguirmos ativos em 2021