Artigos | Cinema

Christian Petzold toca fogo nas emoções em “Afire”

Change Size Text
Christian Petzold toca fogo nas emoções em “Afire” Imovision/Divulgação

Vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival de Berlim deste ano, Afire (2023) é o segundo filme da trilogia sobre mitos alemães do premiado diretor Christian Petzold, que se iniciou com o belo Undine (2020). Em seu novo longa, o cineasta acompanha um grupo de jovens cujos sentimentos e emoções entram em ebulição em uma pequena casa de verão junto ao mar Báltico.

Em Afire, Leon (Thomas Schubert) é um escritor que está tendo dificuldades em terminar seu segundo livro e que aceita o convite do amigo fotógrafo Felix (Langston Uibel) para passar um tempo com ele em sua casa de férias. Ambos acabam conhecendo Nadja (Paula Beer, melhor atriz no Festival de Berlim de 2020 por Undine), uma enigmática mulher que estava habitando a casa durante aquele verão.

Imovision/Divulgação

Imovision/Divulgação

A partir desse encontro, o diretor e roteirista Christian Petzold vai acrescentando situações e personagens, conduzindo a trama por uma série de diálogos e reflexões sobre emoções como felicidade, luxúria, amor, ciúmes e ressentimento – tudo isso enquanto as florestas ressequidas ao redor começam a pegar fogo.

Afire concentra-se na figura do autor iniciante Leon, um tipo inseguro e arrogante confrontado com as circunstâncias que passaram conspirar para que ele não consiga destravar a finalização de seu segundo romance – a respeito do qual ele não está certo quanto à qualidade. O ator Thomas Schubert interpreta com talento e sensibilidade esse anti-herói pouco agradável, que nada faz para ganhar a simpatia dos outros personagens – e, por extensão, tampouco do público.

Imovision/Divulgação

As referências ao mundo da literatura – que incluem a entrada em cena do editor Helmut (Matthias Brandt) – reforçam o registro de romance de formação de Afire: nesse doloroso Bildungsroman condensado em pouco mais de uma temporada estival, Leon será confrontado em suas convicções, mesquinharias e paixões.

Aclamado por seus filmes reflexivos e envolventes, o alemão Petzold é o realizador de longas como Yella (2007), indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim, e Barbara (2012), vencedor do prêmio de melhor direção em Berlim. Outros títulos de destaque na filmografia do cineasta são Fênix (2014), estrelado por Nina Foss, e Em Trânsito (2018), também protagonizado por Paula Beer – as duas atrizes fetiche de Petzold.

Imovision/Divulgação

Imovision/Divulgação

Afire: * * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Afire:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?