Artigos | Cinema

“Com Amor e Fúria” fala do desejo feminino

Change Size Text
“Com Amor e Fúria” fala do desejo feminino Synapse Distribution/Divulgação

Prêmio de Melhor Direção no Festival de Berlim deste ano, Com Amor e Fúria (2022) entra em cartaz nos cinemas nesta quinta-feira (3/11). Escrito e dirigido por Claire Denis, o drama romântico sobre um tenso triângulo amoroso é estrelado por uma dupla de premiados astros franceses: Juliette Binoche e Vincent Lindon.

Com Amor e Fúria é baseado no romance Un Tournant de la Vie, de Christine Angot, adaptado para o cinema pela escritora e por Denis – as duas já tinham trabalhado juntas em Deixe a Luz do Sol Entrar (2017), filme igualmente protagonizado por Binoche. Segundo a cineasta, a união do estilo sombrio de Angot com seu lado ansioso rendeu uma parceria animada e ao mesmo tempo explosiva: “Ao contrário do primeiro filme, dessa vez não começamos a escrever o roteiro do zero, já que este é uma adaptação de livro. O projeto tomou forma no início da pandemia e, por conta do confinamento, decidimos usar o nosso tempo para trabalhar em algo”.

A história de Com Amor e Fúria fala do desejo feminino, tendo como ponto de partida o relacionamento amoroso de 10 anos entre Sara (Binoche) e Jean (Lindon). O filme começa mostrando o casal apaixonado voltando a Paris depois um período idílico de férias.

Synapse Distribution/Divulgação

Sara trabalha como entrevistadora em um programa jornalístico de rádio, enquanto Jean é um ex-jogador de rúgbi que passou um tempo na prisão por um crime não especificado no enredo. Ele divide o tempo entre regularizar sua situação profissional na capital francesa e atender as demandas da mãe, Nelly (Bulle Ogier), e de Marcus (Issa Perica), filho adolescente de seu casamento anterior e que mora com a avó em uma cidade do interior.

Quando François (Grégoire Colin), antiga paixão de Sara e melhor amigo de Jean, reaparece e os dois homens iniciam uma parceria profissional, ela depara com sentimentos ambíguos e conflitantes a respeito do amante atual e o do passado.

Synapse Distribution/Divulgação

Como é praxe nos filmes de Claire Denis, a complexidade dos personagens ganham expressão graças às ótimas atuações do elenco – que inclui em Com Amor e Fúria a participação da atriz e cineasta Mati Diop. Juliette Binoche e Vincent Lindon interpretam com perfeição as contrastantes emoções que se alternam no ânimo de seus personagens enquanto a estabilidade de seu relacionamento vai sendo gradualmente colocada em xeque.

Outra destaque nas produções dirigidas por Denis – um dos nomes mais respeitados do cinema internacional contemporâneo – é a qualidade e a densidade da trilha sonora. A música de Com Amor e Fúria é novamente assinada pelo inglês Stuart Staples e interpretada por sua banda Tindersticks – dando seguimento a uma prolífica parceria com a cineasta francesa que inclui ainda os títulos Nenette e Boni (1996), Desejo e Obsessão (2001), O Intruso (2004), 35 Doses de Rum (2008), Minha Terra, África (2009), Bastardos (2013) e High Life (2018).

Com Amor e Fúria: * * * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Com Amor e Fúria:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?