Artigos | Cinema

“Levante” confronta a criminalização do aborto

Change Size Text
“Levante” confronta a criminalização do aborto Wilssa Esser/Divulgação

Vencedor do Prêmio FIPRESCI concedido pela crítica internacional à melhor produção das mostras paralelas do Festival de Cannes do ano passado, o filme brasileiro Levante (2023) discute a justiça reprodutiva e a interrupção voluntária da gravidez a partir de uma perspectiva queer. A estreia no longa da diretora e roteirista Lillah Halla é também uma celebração do coletivo como forma de resistência.

Eleito Melhor Filme Ibero-Americano no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs deste ano, Levante acompanha o drama de narra os desafios de Sofía (Ayomi Domenica), uma jovem de 17 anos que, às vésperas de um campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, descobre uma gravidez indesejada. Ao tentar interromper a gestação de maneira clandestina, a adolescente se torna alvo de um grupo conservador decidido a impedi-la de fazer o aborto.

Wilssa Esser/Divulgação

Impossibilitada pela lei brasileira de realizar o procedimento de maneira legal e acuada pela recriminação social, Sofía conta entretanto com a afetiva e decisiva rede de apoio formada pelas colegas do time de vôlei da escola – além dos cuidados da treinadora Sol (Grace Passô) e de seu pai, João (Rômulo Braga). A relação da protagonista com as companheiras de equipe ultrapassa os limites da quadra, estabelecendo uma relação de cumplicidade e parceria feminina.

Segundo as roteiristas Lillah Halla e María Elena Morán, essa jovem “família queer” foi o caminho narrativo escolhido para ressaltar a importância da organização coletiva como força existencial e política de resistência ao fundamentalismo, discriminação de gênero e patriarcalismo arraigados na sociedade brasileira.

Wilssa Esser/Divulgação

Atriz de longas como Na Quebrada (2014), de Fernando Grostein Andrade e Paulo Eduardo, e Dente por Dente (2020), de Pedro Arantes e Júlio Taubkin, a jovem Ayomi Domenica estreia como protagonista em Levante, imprimindo ao mesmo tempo coragem e fragilidade à personagem obrigada a confrontar os dilemas da criminalização do aborto. A previsibilidade do roteiro e a ingenuidade de certas soluções dramáticas, porém, comprometem a contundência da legítima e necessária crítica social e comportamental que animam o filme.

Wilssa Esser/Divulgação

Levante: * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Levante:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?