Artigos | Cinema | Entrevista

Maeve Jinkings paga um tributo alto demais em “Pedágio”

Change Size Text
Maeve Jinkings paga um tributo alto demais em “Pedágio” Paris Filmes/Divulgação

Depois da estreia premiada e elogiada em longa-metragem com o ótimo Carvão (2022), a diretora e roteirista Carolina Markowicz volta aos cinemas com outro filme potente. Pedágio (2023) conta a história de uma atendente de pedágio que, inconformada com a orientação sexual do filho, comete delitos na tentativa de financiar uma cura para a sua “doença”. Confira entrevista exclusiva com a cineasta e a atriz Maeve Jinkings no final desta matéria.

Pedágio estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (29/11) depois de uma trajetória exitosa em festivais internacionais prestigiados como os de San Sebastián, Vancouver, Bordeaux e Toronto – no Festival de Roma, a produção conquistou o prêmio de melhor filme. Já na última edição do Festival do Rio, o filme levou os prêmios de melhor atriz (Maeve Jinkings), ator (Kauan Alvarenga), atriz coadjuvante (Aline Marta Maia) e direção de arte (Vicente Saldanha).

Na história, Suellen (Maeve) é uma cobradora de pedágio que se esforça para garantir o sustento dela e do filho adolescente. Incomodada com a orientação sexual de Tiquinho (Kauan), a mãe decide fazer uma renda extra ilegalmente para seguir a sugestão da colega de trabalho evangélica Telma (Aline Marta): financiar a ida do filho às sessões de cura gay ministradas por um pastor estrangeiro. 

Paris Filmes/Divulgação

Paris Filmes/Divulgação

Pedágio retrata a opressão e violência sofrida pela população LGBTQIA+ diante das incoerências e atrocidades promovidas – de forma mais explícita nos últimos anos – por alguns setores da sociedade. “Em pleno 2023, com todos os adventos, tecnologias e avanços, chega a ser chocante a preocupação com quem o outro se relaciona sexualmente. O fosso conservador que vivemos nos últimos tempos serviu para deixar bem à vontade cada indivíduo que se achasse no direito de proferir críticas e até agressões à população LGBTQIA+”, analisa Carolina Markowicz.

“Além da violência, há práticas absurdas e patéticas, como as retratadas pelo filme, que parecem ser ficção, mas estão muito próximas à realidade surreal do brasileiro LGBT, gerando sequelas físicas e emocionais irreparáveis”, completa a realizadora, que define Pedágio – rodado em locações nos decaídos cenários suburbanos de Cubatão, cidade industrial do interior paulista tristemente célebre por sua poluição – como “um drama permeado por humor ácido”.

Paris Filmes/Divulgação

Paris Filmes/Divulgação

Neste ano, a cineasta conquistou ainda um troféu na última edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, na categoria Primeira Direção, com Carvão (2022), filme igualmente estrelado pela sempre excelente Maeve Jinkings e que também conta com Aline Marta Maia no elenco.

Na entrevista exclusiva a seguir, a diretora Carolina Markowicz e a atriz Maeve Jinkings falam sobre os temas abordados em Pedágio, os bastidores da filmagem e a preparação dos atores e atrizes do longa que mostra com uma lente realista a vida dura da classe trabalhadora sufocada pela carência material e a violência social.

Pedágio: * * * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Pedágio: 

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?