Artigos | Cinema

“Meu Tio José” desenha os anos de chumbo no Brasil

Change Size Text
“Meu Tio José” desenha os anos de chumbo no Brasil Origem Produtora de Conteúdo/Divulgação

Animação baseada em fatos reais que conta a história familiar de um ex-guerrilheiro assassinado durante a ditadura brasileira, Meu Tio José (2021) tem estreia nacional marcada para esta quinta-feira (27/10). Apresentado pela primeira vez no Brasil na competição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2021, o longa conta com as vozes de atores consagrados como Wagner Moura, Tonico Pereira e Lorena Comparato.

Escrito e dirigido por Ducca Rios, o filme conta sob o olhar do menino Adonias o assassinato de José Sebastião de Moura, tio de Ducca e membro do grupo de esquerda Dissidência da Guanabara, que participou do sequestro do embaixador estadunidense Charles Burke Elbrick, em 1969. “É uma obra importante, cíclica. Começa num golpe e vai ser lançada durante um outro golpe. Ela toca as pessoas porque faz essa revisita, lembrando esse evento trágico da minha infância, que remete a tantas lembranças com ele. Quando meu tio foi assassinado, eu tinha apenas dez anos de idade, foi um choque para mim e toda a família. A partir dali, comecei a entender o que é uma ditadura militar, e esse filme é a minha resposta para uma realidade bruta que nos deixou cicatrizes”, destaca o diretor.

Ducca decidiu homenagear o tio com seu primeiro longa-metragem, chamando atenção para um crime até hoje sem resposta. “Tem muita coisa ficcional, usando a simbologia da época, como o próprio ato de ilustrar, de fazer um filme todo desenhado a mão, mas boa parte é baseada em fatos reais”, explica o realizador.

Origem Produtora de Conteúdo/Divulgação

Historicamente, José permaneceu exilado durante 10 anos antes de retornar ao Brasil, onde foi morto em um crime com evidências fortes de motivação político-ideológica e que permanece sem solução. Na trama, o conflito principal se dá a partir de uma redação que Adonias tem que escrever na escola no mesmo dia em que seu tio sofre o atentado, em 1983, sendo depois levado ao hospital em estado grave. Daí em diante, Adonias tem que lidar com a tristeza de sua família, as desavenças no colégio e a angústia de ter que cumprir a tarefa pedida pela professora.

Nas vozes dos personagens, Wagner Moura representa José. Já Lorena Comparato empresta sua voz à professora Adriana, enquanto Tonico Pereira tem sua voz ligada ao diretor da escola. A trilha sonora conta com canções antológicas de Chico Buarque em uma roupagem rock’n’roll e totalmente instrumentais: Roda Viva, Construção, Deus lhe Pague e O que Será – além de Apesar de Você, única com voz, interpretada por Lirinha, vocalista da banda Cordel do Fogo Encantado.

Meu Tio José recebeu o prêmio de melhor longa em animação no Seattle Film Festival, nos Estados Unidos, além de participar e receber uma menção honrosa na BIFF – Festival Internacional de Cinema de Brasília. A produção também foi uma das finalistas em 2021 na categoria Contrechamp do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França – o maior e mais importante festival de animação do mundo.

Origem Produtora de Conteúdo/Divulgação

Meu Tio José: * * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Meu Tio José:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?