Cinema | Notas

Mostra reúne 267 curtas inspirados no distanciamento social

Change Size Text
Mostra reúne 267 curtas inspirados no distanciamento social Foto: Prisma/Divulgação

O distanciamento social é o objeto de investigação da mostra virtual e festival Curta Quarentena, que reúne 267 curtas-metragens de até cinco minutos produzidos #EmCasa por profissionais do setor Audiovisual durante a pandemia. Os filmes estão em cartaz nas redes sociais e no canal do YouTube.

A mostra nasceu com o objetivo de fomentar a produção criativa no período e é um dos 1.500 projetos contemplados no edital emergencial #CulturaPresenteNasRedes, da SECECRJ, que selecionou ideias de idealizadores e produtores de cultura do estado do Rio de Janeiro. O Curta Quarentena recebeu inscrições de todo o país e culminará com o anúncio dos dez curtas finalistas em 12 de setembro. O curta vencedor, escolhido por um júri técnico, será anunciado no dia 19 de setembro.

O filme escolhido receberá como prêmio o valor arrecadado na vaquinha virtual do Curta Quarentena. Integram o júri a atriz e produtora Miriam Freeland, o ator e diretor Roberto Bomtempo, a roteirista Renata Sofia, o cineasta Lufe Steffen, o cineasta e pesquisador baiano Bruno Machado, o diretor e editor Henrique Alqualo, e a Revista Philos. O festival é idealizado pelo jornalista Mario Camelo, realizado pela Prisma Colab, com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e apoio da Movimento Carioca Produções e da Revista Philos.

— Além de incentivar o distanciamento social e a criatividade nesse período, o Curta Quarentena se transformará num memorial virtual de histórias e olhares da quarentena, pois todos os vídeos recebidos ficarão disponíveis permanentemente nas redes do evento e no YouTube. Com a vaquinha, ainda apoiaremos os realizadores, incentivando a arte e a produção artística nesse período tão difícil — explica Mario Camelo, idealizador do projeto.

Não foram permitidos vídeos com imagens feitas na rua, a não ser de arquivo, e nem aglomeração na produção ou nas imagens dos curtas selecionas. As obras apresentam as mais diversas perspectivas possíveis sobre o distanciamento social: ficção, experimentais, poemas, musicais, documentários…

— As 267 propostas recebidas foram as mais diversas e criativas possíveis, o que mostra que tem muita gente aproveitando o distanciamento social para produzir arte, contar uma história ou apenas se inspirar com as próprias reflexões, transformando ideias em obras audiovisuais — conclui Camelo.

Jurada do festival, a roteirista Renata Sofia aposta na criatividade e na diversidade de projetos. “Se tem uma coisa que ficou posta nesses últimos meses é que a experiência do isolamento não é igual ou democrática para todo mundo. Pude perceber as diversas estratégias de cada um para passar por esse momento do jeito que conseguiu: se fez bolo, se jogou nas lives, se partiu para leitura, se afogou em cursos, se virou pra criar uma renda do caos… A proposta do Curta Quarentena nos permite olhar pra si e pro outro também. A gente vai demorar a entender esse fenômeno todo que estamos passando e estamos criando esse registro diverso”.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?