Artigos | Cinema

“Mussum, o Filmis” celebra o talento de um artista popular adorado

Change Size Text
“Mussum, o Filmis” celebra o talento de um artista popular adorado Desirée do Valle/Divulgação

Premiado com seis Kikitos no Festival de Gramado, incluindo o prêmio de melhor longa, Mussum, o Filmis (2023) chega aos cinemas contando a história de uma das mais queridas figuras da cultura popular brasileira: o músico e humorista Antônio Carlos Bernardes Gomes (1941 – 1994), conhecido primeiro como integrante do conjunto Os Originais do Samba e eternizado depois como um dos integrantes do programa televisivo Os Trapalhões. A cinebiografia dirigida pelo ator Silvio Guindane reúne um vasto elenco interpretando personagens reais que cruzaram com o caminho de Mussum – personagem encarnado de maneira impressionante por Ailton Graça.

Além do troféu principal no certame serrano, o filme rendeu os prêmios masculinos de atuação aos atores Ailton Graça e Yuri Marçal, que interpretam Mussum em diferentes fases da vida do comediante. A veterana Neusa Borges também foi premiada como melhor atriz coadjuvante por interpretar Dona Malvina, mãe de Mussum – papel que divide com a atriz Cacau Protásio. Mussum, o Filmis, recebeu ainda em Gramado os prêmios de Melhor Trilha Musical, Júri Popular e uma Menção Honrosa do Júri para a Caracterização.

Desirée do Valle/Divulgação

Reunindo momentos menos conhecidos e explorados da vida do comediante e músico, o longa recupera a carreira musical de Mussum ao lado d’Os Originais do Samba, além de mostrar a relação de Mussum com a família através dos anos, sua carreira na aeronáutica e reviver alguns esquetes clássicos dos Trapalhões.

Baseada no livro Mussum: Uma História de Humor e Samba, de Juliano Barreto, a produção apresenta também grandes figuras da cultura brasileira que em algum momento cruzaram a trajetória do protagonista, como Grande Otelo (Nando Cunha), Alcione (Clarice Paixão), Jorge Ben (Ícaro Silva), Cartola (Flávio Bauraqui), Chico Anysio (Vanderlei Bernardino), Garrincha (Wilson Simoninha), Boni (Augusto Madeira), Nilton da Mangueira (Mussunzinho), Milton Carneiro (Marcello Picchi) e Elza Soares (Larissa Luz).

Desirée do Valle/Divulgação

“Foi uma pesquisa inspiradora. Mussum viveu em um dos períodos mais ricos da música e da televisão brasileira. Onde olhávamos sempre tinha alguém famoso e importante para nossa história, musical e até política, com quem Mussum cruzou. O bar em que Mussum se apresentou com os Originais do Samba, acompanhado da Elza Soares, por exemplo, era frequentado pelo presidente João Goulart”, lembra Paulo Cursino, roteirista do longa.

Ainda segundo o roteirista, um dos principais desafios do projeto foi justamente escolher entre as participações históricas que entrariam na versão final: “O maior trabalho foi selecionar essas celebridades e nomes da nossa música para poder construir esse roteiro. Era tanta gente legal que cruzou caminho com o Mussum que cheguei a escrever, por exemplo, uma cena em que os Originais do Samba se apresentavam com a Elis Regina. Outra cena que também escrevi foi quando se apresentaram em um festival que estava a Tina Turner”.

Desirée do Valle/Divulgação

O filme também revive, obviamente, o famoso quarteto que alegrou as tardes da televisão brasileira, interpretado na tela por Felipe Rocha (Dedé Santana), Gustavo Nader (Zacarias), Gero Camilo (Didi) e o protagonista Ailton Graça, que vive a fase adulta do ex-integrante d’Os Trapalhões. Narrativamente convencional, o longa de estreia na direção de Silvio Guindane – conhecido ator de cinema e televisão que estreou ainda criança no filme Como Nascem os Anjos (1996) – cresce do ponto de vista dramático com a entrada em cena do ótimo Ailton Graça, responsável por emocionar e despertar a nostalgia do público com sua assombrosa caracterização evocativa de Mussum, em especial na recriação de bordões e quadros antológicos do saudoso programa humorístico.

Desirée do Valle/Divulgação

Mussum, o Filmis: * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Mussum, o Filmis:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?