Artigos | Cinema

“O Livro da Discórdia” brinca com os perigos da autoficção

Change Size Text
“O Livro da Discórdia” brinca com os perigos da autoficção Bonfilm/Divulgação

Os dilemas e problemas de um escritor de origem magrebina às voltas com o sucesso de um romance de autoficção dão o tom na divertida comédia francesa O Livro da Discórdia (2022). No filme da diretora Baya Kasmi, o ator Ramzy Bedia interpreta um autor que acaba expondo em um livro os membros de sua tradicional família de ascendência argelina, colocando em cena com humor e leveza os conflitos identitários, culturais, religiosos e étnicos dos personagens, assim como as obsessões sexuais do protagonista.

Exibido no Festival Varilux de Cinema Francês do ano passado, O Livro da Discórdia acompanha Youssef Salem (Bedia), escritor de 45 anos que mora em Paris e decide transformar em literatura as memórias da juventude em Marselha ao lado de sua família de raízes argelinas. Choque Tóxico, romance parcialmente autobiográfico, torna-se um sucesso, transformando Youssef em celebridade e despertando interesse por sua história familiar.

A fama inesperada, no entanto, acaba se tornando um problema, já que seus pais e irmãos não sabem que a obra contém referências pessoais de todos. Youssef passa então a tentar esclarecer mal-entendidos para manter a união entre aqueles que mais ama.

Bonfilm/Divulgação

“Eu não via como lidar com esses assuntos se não através da comédia, porque tudo no filme é tragicômico. Os personagens são todos ambivalentes, contraditórios com eles mesmos e com suas histórias”, comenta a realizadora Baya Kasmi, que atua também como corroteirista ao lado de Michel Leclerc – seu colaborador habitual, com quem é casada.

Diretora, roteirista e atriz, Kasmi recebeu com Leclerc o prêmio César de melhor roteiro original por Os Nomes do Amor (2010), comédia romântica dirigida pelo marido. Antes de O Livro da Discórdia, ela estreou na direção de longa-metragem com À Sua Completa Disposição (2015). 

Bonfilm/Divulgação

Já o ator e comediante descendente de argelinos Ramzy Bedia ganhou notoriedade ao formar ao lado de Éric Judor a dupla cômica de sucesso Éric et Ramzy em um show de TV francês. Em sua extensa cinematografia, destacam-se títulos como Lolo: O Filho da Minha Namorada (2015), O Filho Uruguaio (2017), Lola e Seus Irmãos (2018) e Terminal Sul – Luta por Liberdade (2019).

Além da presença carismática de Bedia, o filme conta ainda no elenco com a ótima atriz Noémie Lvovsky, que interpreta a editora de Youssef. Mesmo optando pelo registro da comédia ligeira – em que se destacam as divertidas cenas de discussão doméstica entre o protagonista e sua singular família –, O Livro da Discórdia consegue abordar com sobriedade temas centrais e relevantes para as comunidades de imigrantes que vivem na Europa relativos a inserção cultural e social, choque de gerações, liberdade sexual e atrito entre tradição e modernidade.

Bonfilm/Divulgação

O Livro da Discórdia: * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de O Livro da Discórdia:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?