Artigos | Cinema

“Segredos de Guerra” revela amor gay entre militares soviéticos

Change Size Text
“Segredos de Guerra” revela amor gay entre militares soviéticos Synapse Distribution/Divulgação

O filme Segredos de Guerra (2021) aborda um tema incomum no cinema: o amor entre dois militares soviéticos em uma base aérea na Estônia no auge da Guerra Fria. Com roteiro e direção do estoniano Peeter Rebane, o drama romântico é protagonizado e coescrito por Tom Prior – ator inglês de filmes como A Teoria de Tudo (2014) e Kingsman: Serviço Secreto (2014).

Baseado na história real que deu origem ao livro A Tale About Roman, Segredos de Guerra retrata um triângulo amoroso proibido entre Sergey (Prior), jovem soldado aspirante a ator, o tenente Roman (Oleg Zagorodnii), audacioso e sensual piloto de caça, e a bela Luisa (Diana Pozharskaya), militar que serve na mesma base soviética dos dois homens perto da capital estoniana Tallinn, em 1977. À medida em que a amizade entre Sergey e Roman se transforma em amor, eles arriscam as vidas e a liberdade ao confrontarem um regime rígido e conservador.

O diretor teve contato com a história verdadeira de Sergey Fetisov (1952 – 2017) pela primeira vez há quase 10 anos. “Essa é uma história verdadeira, íntima e poderosa. Eu nunca tinha visto um filme sobre amor proibido nas forças armadas soviéticas. E ainda é tão relevante hoje, com tudo o que está acontecendo na Rússia e no mundo”, justifica Rebane. 

Synapse Distribution/Divulgação

A parceria com Tom Prior veio naturalmente após o cineasta apresentar o primeiro rascunho do roteiro. A conexão com o material foi tão forte que o próprio ator assumiu o papel de Sergey no longa. “Trabalhamos muito bem juntos, mas trouxemos habilidades diferentes para o projeto. Meus pontos fortes são mais analíticos, enquanto os de Tom estão enraizados em sentir a verdade do momento. Foi uma colaboração perfeita”, explica o cineasta.

Peeter Rebane conta também que o ator ucraniano Oleg Zagorodnii está na Ucrânia desde o início da guerra com a Rússia e que seu maior desejo é que o grande conflito cesse: “Temos nos falado regularmente, especialmente no início da guerra, o que foi um choque para todos da equipe. Todos os homens adultos com mais de 18 anos estão proibidos de deixar o país”. Já a russa Diana Pozharskaya, atriz do ótimo drama de guerra finlandês O Soldado Desconhecido (2017), também está incapacitada de divulgar Segredos de Guerra.

Durante a produção do longa, Tom Prior conheceu o verdadeiro Sergey, mergulhando ainda mais na história de resistência LGBTQIA+ na Rússia – país que desde 2013 proíbe oficialmente o que é qualificado como “propaganda homossexual”. “Ainda fico impressionado com quantas pessoas ainda sofrem sob regimes autoritários e ordens religiosas que lhes negam seus direitos e invalidam seu amor”, pontua o artista.

Synapse Distribution/Divulgação

Synapse Distribution/Divulgação

Segredos de Guerra: * * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Segredos de Guerra:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?