Exibida na Semana da Crítica do Festival de Cannes, a comédia dramática francesa Todo Mundo Ama Jeanne (2022) marca a estreia no longa da diretora e roteirista Céline Devaux. O filme gira em torno de uma empreendedora que luta contra a depressão após a morte da mãe e o colapso de seu negócio.
Na história, Jeanne (Blanche Gardin) é uma empresária em ascensão cujo mundo desaba depois que seu projeto revolucionário para limpeza de microplásticos no mar literalmente afunda. Afogada em dívidas, a francesa viaja a Lisboa a fim de vender o apartamento da mãe, que se suicidou há pouco – personagem que surge em aparições para Jeanne, interpretada por Marthe Keller, veterana atriz suíça de filmes como Maratona da Morte (1976) e Fedora (1978).
No aeroporto, a protagonista é abordada por Jean (Laurent Lafitte), um antigo colega de escola do qual ela não tem qualquer
recordação e que vai embarcar no mesmo voo para Portugal. Excêntrico e um tanto inconveniente, Jean lembra Jeanne o quanto ela era cobiçada pelos colegas de escola.
Já em Lisboa, Jeanne reencontra o ex-namorado português Vitor (Nuno Lopes), ao mesmo tempo em que busca ânimo para enfrentar as lembranças maternas e enfim se desvencilhar do apartamento. Enquanto isso, Jean insiste em procurá-la, apesar do pouco interesse de Jeanne em manter contato com o sujeito sem noção. Aos poucos, porém, ela vai se deixando encantar com o jeito espontâneo e inusitado de Jean, vendo nele um certo charme torto e uma leveza com relação à vida que lhe falta no momento.
Uma das graças de Todo Mundo Ama Jeanne são as intervenções de uma espécie de voz da consciência da protagonista. Dublada pela voz da própria realizadora Céline Devaux, a figura em animação de um fantasminha cabeludo irrompe frequentemente em cena fazendo comentários divertidos e acidamente irônicos a respeito do comportamento e das hesitações emocionais de Jeanne.
Apesar de flertar com o inusitado em algumas situações e de explorar com humor a autodepreciação dos personagens, Todo Mundo Ama Jeanne se ressente de uma falta de profundidade no desenho da trama e das personalidades em interação, mantendo o filme o tempo todo só na superfície, sem ousar mergulhar realmente nos temas e problemas que apenas sugere.
Todo Mundo Ama Jeanne: * * *
COTAÇÕES
* * * * * ótimo * * * * muito bom * * * bom * * regular * ruim
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