Artigos | Cinema

Toni Servillo leva esperança para quatro suicidas

Change Size Text
Toni Servillo leva esperança para quatro suicidas Pandora Filmes/Divulgação

Baseado num romance do próprio diretor Paolo Genovese, o filme italiano O Primeiro Dia da Minha Vida (2023) apresenta a história de um homem misterioso que se apresenta a quatro pessoas que não veem mais saída em suas existências e pensam no suicídio. No longa protagonizado pelo grande ator Toni Servillo, o desconhecido promete mostrar, em uma semana, como o mundo seria um lugar pior sem eles.

“Inicialmente, não pensava em transformar meu livro em filme. Comecei a escrevê-lo por uma vontade urgente de contar uma história, sem ter que esperar orçamento, produção, atores… Escrever é difícil porque, ao contrário do cinema, é preciso expressar tudo apenas com palavras, mas é imediato, de graça e você pode fazer isso em qualquer lugar. Fiquei disposto a fazer um filme após ouvir que as pessoas que leram a história gostaram muito. Eles me agradeceram pela história que contei, uma história de esperança. Talvez neste momento precisemos de histórias que nos deem coragem, que nos estendam a mão”, disse o cineasta em entrevista.

Pandora Filmes/Divulgação

Com roteiro assinado por Genovese, Isabella Aguilar, Paolo Costella e Rolando Ravello, O Primeiro Dia da Minha Vida se passa em Roma, com um toque de realismo mágico a cargo do enigmático personagem interpretado por Toni Servillo abordando quatro pessoas que não se conhecem e pensam em acabar com suas vidas. Arianna (Margherita Buy) é uma policial que vive uma dor insuportável; Napoleone (Valerio Mastandrea) é um coach motivador que não consegue mais se animar com nada; Emilia (Sara Serraiocco) é uma ginasta que acabou em uma cadeira de rodas; e Daniele (Gabriele Cristini) é um influenciador mirim que sofre bullying.

Provocados por esse homem sem nome, o quarteto irá enfrentar seus traumas, além de repensar as dores e o desejo de acabar com tudo. Inicialmente sem confiar um no outro, aos poucos os quatro começam a criar laços de amizade e afeto que os farão repensar suas situações e planos. “Uma coisa que esse filme tenta fazer é que os quatro protagonistas possam reagir, encontrar sempre um ponto de vista diferente, uma razão, algo para seguir em frente”, afirma o diretor de títulos como Perfeitos Desconhecidos (2016) e Oportunistas (2017).

Pandora Filmes/Divulgação

Servillo, por sua vez, conta que um personagem como esse é uma novidade em sua carreira – que inclui filmes como A Grande Beleza (2013), O Labirinto (2019) e A Estranha Comédia da Vida (2022): “Procurei dar ao meu personagem características de simplicidade, imediatismo, cotidiano. Então eu diria que, mais do que um barqueiro de almas, ele é uma pessoa que convida os quatro suicidas a redescobrirem uma parte de si mesmos que talvez mantenham escondida e não tenham coragem de trazer à tona. Ou ele é uma dessas pessoas as quais sentimos que precisamos em momentos de particular desconforto, se não de desespero. Daquelas pessoas para se ter perto, que simplesmente ajudam e te dão conforto”.

O ator também destaca a força que os personagens encontram uns nos outros – e aponta isso como fundamental nos tempos atuais: “No filme, os protagonistas decidem organizar juntos um dia absolutamente normal, porque a personagem de Mastandrea funciona como um coach motivador, por isso procuram encontrar um mínimo de serenidade e recomeçar a partir daí”.

Já Margherita Buy explica que “há momentos chave que podem representar o verdadeiro nascimento de uma pessoa, e isso é recorrente até no trabalho. Para mim, por exemplo, quando consegui entrar na Academia Nacional de Artes Dramáticas, foi o primeiro dia em que realmente senti que estava no lugar certo. Depois de uma grande espera que durou anos, quando entrei lá, falei: ‘Ah, estou nascendo’”.

Pandora Filmes/Divulgação

Pandora Filmes/Divulgação

O Primeiro Dia da Minha Vida: * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de O Primeiro Dia da Minha Vida:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?