Literatura | Notas

FestiPoa Literária apresenta primeira atividade, em parceria com o Coletivo Atinuké e UFRGS

Change Size Text
FestiPoa Literária apresenta primeira atividade, em parceria com o Coletivo Atinuké e UFRGS Ana Maria Gonçalves, homenageada da edição. Foto: Leo Pinheiro/Divulgação

“Escrever pode ser uma espécie de vingança (…). Não sei se vingança, talvez um desafio, um modo de ferir o silêncio imposto, ou ainda executar um gesto de teimosa esperança.” Estas são as palavras de Conceição Evaristo e que representam o ciclo Percursos do romance de autoria negra feminina, atividade que integra a programação da 13ª FestiPoa Literária.

O ciclo acontecerá entre 26 de abril e 24 de maio e é uma parceria com o Coletivo Atinuké e com o DEDS/UFRGS.

A escrita de autoras negras se inscreve na literatura brasileira com a autoridade de uma perspectiva singular. Suas histórias retratam a complexidade de sentimentos, a força das ações e a humanidade que habita aquelas personagens que, na literatura canonizada pela crítica literária, não passavam de meras figurantes. São essas peculiaridades que desestabilizam a visão padronizada da sociedade e envolvem o público leitor, além da inquestionável qualidade de seus trabalhos.

Para explorar a grandeza dessa literatura, o ciclo convoca o olhar de profissionais negras das áreas das letras, sociologia, teatro e história, sobre quatro obras que ilustram a inserção da criação literária de mulheres negras no panteão dos ícones da nossa literatura. A atividade acontecerá na plataforma zoom e os inscritos receberão por e-mail o link para acesso.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas online até o dia 22 de abril.

A FestiPoa Literária, em sua primeira edição 100% virtual, terá cinco dias de literatura, poesia e debate de ideias com as presenças de mais de 30 escritoras e escritores nacionais. Transmitida ao vivo pelo canal do YouTube e redes sociais do evento, com acesso gratuito, terá em sua programação, além dos homenageados Ana Maria Gonçalves e Sérgio Vaz, convidados como Jeferson Tenório, Marcelino Freire, Criolo, Letrux, Ricardo Aleixo, Luedji Luna, Angélica Freitas, Paulo Lins, entre outros, em mesas redondas, oficinas, bate-papos e saraus.

A FestiPoa será realizada entre 13 e 17 de maio e conta com o Patrocínio do Itaú e Grupo Zaffari. Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Lei Federal de Incentivo à Cultura, Governo Federal.

Programa do Ciclo de Percursos:
26 de abril, 19h – Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, com Fidelayne Sousa e Nina Fola;
3 de maio, 19h – Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, com Ana dos Santos e Suelen Aires Gonçalves;
1º de maio, 19h – Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, com Dalva Maria Soares e Lara Cornelio;
15 de maio, 18h – Um defeito de cor, Dedy Ricardo e Fernanda Oliveira entrevistam a autora Ana Maria Gonçalves;
24 de maio, 19h – Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, com Lara Cornelio e Roberta Pedroso.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?